uncategorized category image

Calafrio #1 :: Maggie Stiefvater

05 . dezembro . 2010

Apesar de ter me encantado profundamente com este livro, demorei um certo tempo para terminá-lo porque – como tinha dito no post/vídeo anterior – meu planejamento diário não existe. Estou começando a organizar melhor minhas tarefas do dia a dia para que no final, o dia rende! Então hoje eu venho com mais um post na coluna Sobe ou Desce? com o livro Calafrio de

Calafrio #1 – Os Lobos de Mercy Falls (Shiver #1 – The Wolves of Mercy Falls)
Autora: Maggie Stiefvater
Ano: 2010
Páginas: 348
Editora: Agir
Sinopse:

Quando Grace estava em seu balanço de pneu na varanda de sua casa, é puxada e arrastada por lobos que parecem selvagens, prontos para matá-la. Seus olhos estão perdidos na multidão de pelos escuros e cor de sangue, até que repara e pára sua visão em um lobo de olhos amarelos. Está mais afastado do restante do grupo, imóvel mas Grace percebe que há algo ali além de um lobo selvagem. Ela se apaixonou por aqueles olhos amarelos e uma química estranha surgiu entre os dois, sem ao menos se conhecerem.
Desde o acidente, todo o inverno ela fica à espera do seu lobo de olhos amarelos aparecer na entrada do Bosque. Muito atraente, algo de que ela não consegue se desligar. Até, depois de alguns anos passados, ela se depara com um menino nu, sangrando em frente à porta do deque de sua casa. Assustada, ela percebe que o garoto tem os olhos amarelos, como do seu lobo. Sam.
Uma história maravilhosa, que envolve a emoção de dois jovens que lutam contra o inverno, o frio, para que possam ficar juntos. Mas o tempo não é de todo benéfico. Sam está prestes a ter seu último ano como humano e a dúvida e a esperança pairam no ar: como viver com um humano que está prestes a se tornar lobo para sempre?

Não havia sol, não havia luz. Eu estava morrendo. Não conseguia me lembrar de como era a cor do céu.
Mas eu não morri. Estava perdida num mar de frio, e depois renasci num mundo de calor.
Me lembro apenas disso: seus olhos amarelos.
Achei que nunca mais fosse vê-los.

Sinto que tenho nos dedos o objetivo que talvez apenas Maggie conseguiria: descrever em palavras o efeito forte e cheio de vida o livro Calafrio teve sobre mim. Uma tarefa que talvez saia por incompleto. Mas as palavras, ao contrário de mim, saem de forma natural e doce nas mãos da autora.
Calafrio é um mundo totalmente diferente dos quais estou acostumada a ler: Sussuro, Crepúsculo, entre outros. Para quem leu Sussurro e se depara com Calafrio, vai sentir e provar a forte oposição que ambos possuem: tanto no enredo, nos personagens e na narrativa.
Maggie conseguiu escolher palavras que tornassem o livro melódico e profundo. O frio, os sentimentos, a dor, tudo isso me fez sentir parte da história, dos momentos, dos calafrios.
Grace é uma garota adolescente, que tem essa obsessão por lobos, principalmente o “seu lobo”: olhos amarelos e diferente do restante da alcatéia. Sempre que chega o frio, ela fica na janela de frente ao bosque que delimita seu quintal. Esperando ele. Apenas ele.
Até que um acidente no bosque traz para mais perto de si o seu lobo, em forma de menino. Deitado na soleira da porta, ensanguentado, Sam está diferente do que habitualmente é. Apesar disso, Grace sabe que aquele é seu lobo. Seus olhos amarelos não mentem.
E então ambos começam a se envolver em um compromisso que vai além de amor carnal. Aliás, o amor carnal no livro não é forte. É leve, quase invisível. A autora tomou todo o cuidado de tornar a leitura mais sentimental, mais emotiva do que realmente física.
Ninguém é lindo. Sam não é testosterona pura, com uma piscadela maliciosa de deixar as meninas de queixo caído e pernas bambas. Pelo contrário, ele é normal. Apesar de ser lupino, é normal. Um menino cultural: gosta de leitura, poemas e música. Assim acontece com Grace: uma garota nada chamativa. A escritora usa as palavras certas para descrever cada personagem, denotando cada um como pessoas simples e não galãs de cinema.
E isso que é legal, apesar de ser um livro envolvendo a ficção de um lobo com uma humana: a gente chega a sentir que a história é real. É muito próxima, quase dá pra pegá-la e senti-la nas mãos.
Os capítulos são dividos aleatoriamente com o pensamento de Sam ora de Grace de cada acontecimento. E abaixo, a temperatura do momento que o capítulo se passa. O que acaba deixando a leitura mais prazerosa, vendo o ponto de vista – às vezes do mesmo momento – por Grace como por Sam. A leitura não fica cansativa e a narrativa muda de acordo com o que passa na cabeça do personagem (Grace ou Sam).
Não tenho palavras certas para descrever este livro maravilhoso que mudou minha vida. Se eu pudesse descrever em uma linha este livro, diria que é uma música com a mistura de melodias perfeitas: doce, forte e triste. Uma melodia que mexe com todos os meus sentidos.
Então, com certeza recomendo Calafrio para vocês! E quem já leu, deixe sua opinião sobre o livro também!!
Logo estarei fazendo a coluna FMF com Calafrio e Halo!
Boa semana para todos e até o próximo post!
xoxo

Maggie Stiefvater

Maggie vive na Virginia com o marido, os dois filhos pequenos, dois cachorros, um gato e um camaro 1973. Ela é uma grande artista da música, é desenhista e atualmente apenas se dedica a carreira de escritora.

Site da autora Site da Agir



• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 46 comentários nesta postagem" •

Camila Y Sousa, disse: - 06-12-2010 (13:47)

Que bom que vc gostou de calafrio! vi muitos comentários de muitas pessoas que não gostaram e outras que amaram , as opiniões sobre Calafrio são bem dividas.Mas vou ler pra tirar minhas própias conclusões!
Bjs Jeh…

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Camila Y Sousa,

Oi Mila!!! Hhuhuhuh, nossa amei mesmo!!!
Ele não tem uma história carregada, apesar de ter um pouco de ação, sabe??
Enfim, espero que possa lê-lo em breve!!! E aí me diz o que achoi, ok???
*-*

xoxo




Juh, disse: - 06-12-2010 (13:48)

Nossa que resenha perfeita!!!
Comprei esse livro, vou ler logo que terminar Jogos Vorazes!
beijooos
Juh
Livros e blablabla

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Juh,

*-*
Oi Juh!!! Que bom que gostou da resenha!!! Hihih, vi no seu vídeo recente você mostrando Calafrio e mencionando meu nominho!!! Huhuhuuh
\o/

Espero que goste da leitura!
xoxo




Maria Eduarda Costa Wimmer, disse: - 06-12-2010 (14:26)

s2 ameiiiiiiiii calafrio,terminei ele a um tempinho e amei. AMEI SAM,amei Grace amei tudooooooooo,adorei sua resenha amiga.
OBAAAAAAAA CALAFRIO NO FMF OBA OBA OBA !
eu amei amiga,sua resenha foi perfeita,verdade calafrio mexe e muda agente =)
Beijoooooooooos

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Maria Eduarda Costa Wimmer,

Hihihihih *-*
Pois é, a gente até tinha conversado sobre isso no MSN né??? *-*
Sam realmente é uma graça, mas não de uma forma sexual, testosterona pura né?? Hehehe
Muito bom mesmo!!
Estou lendo Halo pra poder fazer a coluna FMF com os dois livros!!

*-*

xoxo




Claudinha Teles, disse: - 06-12-2010 (14:40)

Aimeldels! Acho que hoje mesmo chega o meu, e vai ser MUITO difícil resistir a essa leitura pq eu não conheço ninguém que tenha lido o livro e não tenha simplesmente gostado MUITO dele! *—*

Beijos, Jeh!

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Claudinha Teles,

Huhuhuhuh que show Claudinha!!! HIhihih é, quando o meu chegou me deram recomendações maravilhosas, que era pra eu ter lido “ontem” e então resolvi começar a leitura por ele, apesar da minha estante estar me esperando…. o.O
Hihihihih

Espero que goste!! Depois me diz o que achou! ;)

xoxo




Mellory, disse: - 06-12-2010 (14:41)

No começo, quando comecei a ler resenhar sobre Calafriu, eu nunca me interessava. Aliás, acho que nunca me interessou por completo. Mas vendo você descrevê-lo como sendo de tanto impacto, me alertou. Eu gosto de relações nem tão carnais, e adorei saber desse quesito. Pena que o livro é até carinho, mas quem sabe não pego ele numa super promoção? haha
Adorei sua resenha; você soube dizer o necessário da história, sem soltar algum spoiler =)
Beijinhos! s2

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Mellory,

*-*
Aah sim Mell, eu notei muito isso no livro: essa forma de relações amorosas sem ser estupidamente físicas sabe? Os casais exalando hormônios pelos poros e tal…hehehe
(Se é que me entende)
Então, quando puder, não deixe de ler, muito bom mesmo!

E que bom que gostou da resenha!!!
*-*
xoxo




Clarissa, disse: - 06-12-2010 (15:46)

Ahhh, que resenha linda. juro que nunca li uma resenha tão legal como essa *-*
algumas outras resenhas tentaram, sem sucesso, me convencer a ler Calafrio, mas só agora, depois de ler a sua, percebi que eu PRECISO ler esse livro!
Olha, Jeh, se eu me arrepender, já sei em quem por a culpa, viu? rs

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Clarissa,

Oi flor!!! Poxa, que bom que gostou tanto da resenha!! Confesso que foi bem complicado colocar em palavras o que achei do livro e o que dizer para os leitores! Foi muito forte as sensações que tive com ele, muito bom mesmo!!
Huhuhuhuhuh
Se você se arrepender?? o.O Aaainnn, vou fazer de conta que nunca postei nada sobre Calafrio aqui!
Huahauhauauha
xoxo




Regiane, disse: - 06-12-2010 (15:59)

Querida eu comprei esse livro e estava planejando ler só no ano que vem, mas agora eu já não sei mais.

Você colocou tanto sentimento na sua resenha que é impossível não se sentir tentada em ler o livro.

Amei o trecho que você citou:

“Não havia sol, não havia luz. Eu estava morrendo. Não conseguia me lembrar de como era a cor do céu.
Mas eu não morri. Estava perdida num mar de frio, e depois renasci num mundo de calor.
Me lembro apenas disso: seus olhos amarelos.
Achei que nunca mais fosse vê-los.”

Que lindo!!!!! Eu quero ler em breve! E parabéns pela maravilhosa resenha, eu adorei!!!!

Beijinhos,

Ler e Almejar

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Regiane,

Oi Reh!!!! Ahmram, eu também não tinha planos para lê-lo agora, sei lá, tenho tantos livros na “fila”. Mas a Lilian super recomendou o livro e achei que seria maravilhoso mesmo! E voilà!
Hihihihihih
Amei muito!!!
Essa frase é do comecinho do livro… muito show!!! Ele tem bastante passagens bonitas sabe??? =)

Espero que goste, depois me conte o que achou!

xoxo




:: Loma, disse: - 06-12-2010 (17:09)

Hey ^^

Estou terminando (ando tão lenta com a leitura, mas agora final de ano, tem que sobrar tempo pra tudo arruma isso, paga aquilo 2011 quero entrar com pé direito hahaha)… ando gostando, mas não vou mentir falta ação… hahaha quero dizer muito lindo, fofo e tudo mais …espero que comece alguma ação pra que eu termine satisfeita ^^ AMEIIIIIIIIII a resenha Jeh

Xoxo

:: Loma

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@:: Loma,

Oi Loma!!! Huhuhuh, é, realmente Calafrio não é cheio de ação não. Ele é mais leve e tal..Mas tem o segundo livro (Shiver, Linger e Forever). Então a gente tem mais três livros pela frente que podem mudar totalmente: ação e ação!!
E assunto pra isso não falta né??? *-*

Enfim, huhuhuh, espero que goste!!
xoxo




Camila Soares, disse: - 06-12-2010 (17:19)

Bom,eu estava doida pra ler este livro a muito tempo, mas desde que li “Twilight” criei uma certa richa por lobos. Mas no clube de leitura da minha cidade este mes, esse foi o livro escolhido então não tive escolha, começei a ler hoje, e estoou adorando ja to quase na pagina 100, mas provavelmente vou demorar um pouco pra acabar, por causa das coisas de fim de ano.
Mas o livro está sendo uma leitura otima, bem inpactante eu diria, é bem diferente do que costumo ler.

Beijos

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Camila Soares,

Oi Camila!!!
*-*
Ahh sim, na hora que vi Calafrio e vi a sinopse sobre lobos, não pude deixar de lembrar do Crepúsculo! Mas na verdade, o livro não tem nada a ver com a saga, é muito bom, apresenta o lobo de uma forma diferente…
Com certeza você vai gostar, já viu que nas primeiras 100 páginas é diferente de Crepúsculo, né??
*-*
Huhuhuhuh
Espero que goste!!!!

xoxo




Aline Gasparini, disse: - 06-12-2010 (22:03)

Nossa não me mata de inveja ‘Haha
Ain eu QUERO calafrio, eu quero, eu quero >.<
Estou fazendo figuinha pra alguém me dar de natal 'rsrs
Adorei a resenha, você me deixou mais empolgada do que eu já estava para lê-lo.

Beijos&beijos

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Aline Gasparini,

Hauhauhauhauha oxi Aline, quero não, imagine!!!
*-*
Calafrio simplesmente é tudo isso e um pouco mais! Espero que você possa ganhá-lo do Papai Noel, de alguém conhecido ou achar na rua… ihihihihi

Quando ler, me diz o que achou ok???
;)
xoxo




Léka, disse: - 06-12-2010 (22:12)

Acho que foi a resenha mais…sensorial que eu li na vida :)

Você realmente conseguiu transmitir os sentimentos que, espero, eu encontre ao ler “Calafrio”!

Adorei !!

:*,
Léka

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Léka,

Uaaaau Léka, muito obrigada!!!! Huhuhuh, gostei muito de seu comentário viu!!! ;)
Hehehehe!

Espero que goste de Calafrio!!!! Depois me conta o que achou, ok??
*-*

xoxo




Paula, disse: - 06-12-2010 (23:37)

Esse livro é muito perfeito.. adorei a resenha :)
deixei brincadeira pra vc no blog http://ow.ly/3kYZM

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Paula,

*-*
Lindo né Paulinha?!?!?!? Nossa, eu amei, super leve, tocou na minha alma…. muito bom mesmo!!!
Suaveee….

Huuhuhuh, vou participar da brincadeira sim!!!
*-*

Beijos!
xoxo




Lilian Britto, disse: - 07-12-2010 (08:31)

Jeh, como sabe, ainda estou lendo e estou ficando enlouquecida com a história *.* Noite passada, devorei 3 capítulos inteiros!!! E vc leu rápido sim viu, eu comecei primeiro e ainda não cheguei na metade, rs. Sou lerda ao quadrado >.<
Beijos, boa semana p vc =*

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Lilian Britto,

Oi Lih!!!! Você sabe que a senhorita que me incentivou a ler este livro logo né??? =D
E eu agradeço, AMEI!!! Huhuhuh, você tem bons palpites para livros, vou sempre perguntar pra você: “qual deve ser minha próxima leitura?”
Hihihihihih

Espero que goste do livro Lih!!
Beijos!
xoxo




Babi Lorentz, disse: - 07-12-2010 (09:57)

Já vi falarem tanto desse livro, mas nunca vi falarem tão bem assim. Adorei sua resenha, Jeh! Fiquei com vontade de lê-lo.
Acho que a parte interessante é ter trazido, como você disse, personagens comuns. Nada de extraordinário, nada de demais. Eu gosto quando as personagens são assim. (:

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Babi Lorentz,

Huhuuhuh, que bom que gostou da resenha Babi! Nossa, quando terminei de ler fiquei extasiada e imaginei como poderia colocar em palavras o quão lindo foi o livro (pra mim)!
Tentei. Hehehe.
Pois é, são personagens nada sobrenaturais apesar do que são (lobos). São gente normal e tal…
Enfim, quando ler, espero que goste! E me fala depois o que achou da leitura, ok??
*-*

xoxo




Talita Oliveira, disse: - 07-12-2010 (13:50)

Nossa, uma das melhores resenhas que li sobre Calafrio.Senão a melhor!
Fiquei emocionada e com ainda mais vontade de le-lo.

Parabéns Jeh, amei a resenha .
Voce escreve muito³ bem :)

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Talita Oliveira,

Uiaaa, sério Tah???
#emocionada
Foi difícil passar no papel os meus sentimentos sobre o livro!! Mas enfim, tentei! Hihihihih

Não deixe de lê-lo quando tiver a oportunidade. Agora, época de Natal, chuvinha, meio frio, a sensação é melhor ainda. Parece que entramos no clima do livro sabe??
Muito bom!!

Obrigada sempre flor!!!
xoxo




Angelica, disse: - 07-12-2010 (16:17)

Oii!!!
Já ouvi falar e muito sobre esse livro, mas nunca tive vontade de lê-lo!
Lendo agora, atraiu minha atenção, vou coloca-lo na minha “pequena lista”. rsrs
Beeijos :*

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Angelica,

*-*
Oi Angélica!!! Poxa, eu tinha visto vááárias resenhas sobre o livro mas se caso eu ganhasse ou comprasse, não seria minha primeira opção de leitura.
Então, eu ganhei e depois de um semestre ele chegou em casa. A Lilian disse pra eu ler imediatamente porque era MUITO BOM e assim fiz!
Nem me arrependo: MARAVILHOSO!

Vale a pena viu!!! Caso você leia, espero que goste!! E não esqueça de me dizer o que achou, ok?? Hihihih
#curiosa

xoxo




Karine Marinho, disse: - 07-12-2010 (17:32)

Esse livro é lindo *————* Eu sou super adoro ele. O Sam é tãaaao fofo que me deixa encantada, queria ter um lobinho daquele para mim #modecarienciaon
Beijinhos, K.
Girl Spoiled

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Karine Marinho,

Oi Kah!!
Ahh você também leu!!! Huhuhuh, lindo mesmo né?? Eu já deixei preparada o “Fazendo meu filme” com os atores e atrizes para interpretarem os personagens do Calafrio!
Hhuhuhuhuh, meu Sam não é lá aquelas coisas mas é fofinho, do jeito que eu imaginei pelas descrições do livro!
*-*

Beijos!
xoxo




Laila, disse: - 07-12-2010 (19:16)

Me interessei pelo livro, deve ser ótimo! Ta aí, vai pra minha listinha de natal :3

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Laila,

Oi Laila, tudo bem??
Sim, o livro é muito bom!!! Caso você não tenha condições de comprá-lo, sempre tem aquele e-book que algumas leitoras adoram!!
Huhuhuh confesso que eu não consigo ler pelo PC… me dói as vistas e prefiro estar com o livro na mão…
*-*
Mas enfim, espero que goste!! ;)

xoxo




Martha Sossai Spadeto, disse: - 07-12-2010 (20:57)

Ei Jessica, esse livro é completamente diferente do que eu imaginava!! Agora quero muito!! Ótima resenha!! Parabéns!!

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Martha Sossai Spadeto,

Huhuhuh, pois é Marthinha! Quando o peguei, achei que seria no caminho de Crepúsculo mas me enganei! Uma que o cenário frio, intenso, já deixa a gente envolvida na história e os personagens são muito normais. A narrativa é gostosa, bem escrita… eu pelo menos amei!!

Que bom que gostou da resenha!!
*-*

xoxo




thanny, disse: - 07-12-2010 (21:28)

Sam é meio nerd, exatamente meu tipo de garoto HAUAHUAHUAHUA Calafrio é muito apaixonante e sem dúvidas é o melhor livro que li esse ano.
Adorei sua resenha, nena!

Beijos :*

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@thanny,

Huahuahauhauha pois é, eu gostei dele porque apesar de muita gente tê-lo achado muito meigo, achei ele simplesmente muito cultural. Acho que ele tem uma bagagem cultural muito boa e a mente criativa, só isso!
Huhuhuhuh, muito bom mesmo, que bom que gostou da resenha Thanny!!!
xoxo




Angelica, disse: - 08-12-2010 (22:38)

::JessiQuinha::,

Ahh! Quando eu ler, falo sim o que achei. Só que vai demorar um pouquinho, já que sou muito lenta para ler. rsrsrs
Beeijos :*


Tary, disse: - 10-12-2010 (16:11)

Florzinha, esse foi o livro que mais desejei esse ano e só no finalzinho consegui tê-lo! Estou esperando um momento bem especial pra me deliciar com essa “melodia” que você descreveu tão bem! Mal posso esperar :*

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Tary,

Sério Tary??? Poxa, que coisa!! Mas espero que ache o momento bom para lê-lo e sinta essa melodia que eu senti!!
Huhuhuhuhuh

Beijos!
xoxo




Beatriz, disse: - 10-12-2010 (17:56)

Ai esse livro é tão liiindo!
Eu ja li faz um tempinho,e me apoixonei por ele não vejo a hora de ler o segundo!
Concerteza esse livro tbm mudou a minha vida! *-*

Jeh Asato ::JessiQuinha::, respondeu:

@Beatriz,

Ahmram, eu também achei nena!!! Muito lindo, vamos esperar o segundo né???
*-*

Huhuhuhuhuuh
xoxo




Beatriz, disse: - 18-12-2010 (23:35)

::JessiQuinha::,

claroo, Estou pensando até em comprar em inglês.
A espera pela tradução é as vezes torturante :,)


@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo