uncategorized category image

Caixa de Desejos #1 :: Ana C. Melo

15 . janeiro . 2011

Oi leitores!!! Hoje trago mais um post na coluna Sobe ou Desce? do Meine Liege, onde faço uma pequena resenha sobre livros que li. O livro de hoje é da autora Ana Cristina Melo: Caixa de Desejos. Esta resenha é dedicada para Diana, que com muito carinho, me presenteou com este livro lindíssimo e meigo!

Caixa de Desejos #1
Autora: Ana Cristina Melo
Ano: 2010
Páginas: 96
Editora: Usina de Letras
Sinopse:

Marília é uma pré-adolescente que vive com vários parentes em sua casa. Ela costuma dizer que sua casa, na verdade, é um hotel. Um entra e sai toda hora. Mas na verdade, ela se sente sozinha, sem poder conversar com toda a clareza e confiança que precisa. A não ser com sua avó Laurinda, que mora em Minas Gerais. Mas a senhora está bem doentinha e está na hora de fazer uma visita à ela.
Enquanto Marília está no quarto de sua avó, se despedindo dela, vó Laurinda pede para Marília pegar uma caixa no seu guarda-roupa.
É a caixa de desejos, passada para Marília com muito amor. Ali naquela caixa, todos os desejos e sonhos de Marília estariam salvos. Cada sonho, ela escreveria a respeito e colocaria naquela caixa.
Com o tempo, Marília passa por transformações em casa, sua meia irmã Francine vai morar na casa-hotel, e a vida dela começa a mudar. A caixa de desejos veio para transformar e evoluir a vida de uma pré-adolescente que começou a descobrir seu caminho.

– Marília, nunca deixe de ter sonhos. Às vezes, minha filha, eles demoram pra acontecer. Mas nunca desista deles. E de tudo que for te fazendo feliz na vida, guarde uma lembrança. Se ela for pequena, coloque nessa caixa. Se for grande, coloque no seu coração.

A gente pode aprender muitas coisas com um livro infanto-juvenil. Um diário de uma garota pré-adolescente contando sobre sua vida, suas dúvidas, sua família e seu caminho. Ana Cristina Melo utiliza uma linguagem infantil, diminutivos e de forma carinhosa ao narrar a história.
Marília é uma menina cheia de dúvidas, cheia de inseguranças. Por gostar muito de leitura, livros, é um alvo de meninas moderninhas e se sente excluída. Em sua casa, vivem tantas pessoas que ela considera um hotel. E mesmo com tanta gente, se sente sozinha. A única pessoa que a faz se sentir bem, à vontade, é sua vó Laurinda, mas ela mora em Minas. E pior, a vovó está doente, muito doente.
Fazendo uma visita à avó, como despedida, a velhinha entrega para sua neta uma caixa de madeira, com um caderno dentro. Ali, a menina iria depositar seus sonhos, seus planos e seus desejos. Tudo pode acontecer quando sonhamos e acreditamos nele.
Então, a cada duvida, a cada esperança, Marília escreve no caderno e deposita dentro do baú! Sua vida muda quando a sua meia-irmã Francine vai morar com eles. Mais um menos um naquele hotel, não faria diferença. Mas ter outra menina, estranha mesmo sendo parte de seu sangue, seria estranho.
Ambas começam uma amizade maravilhosa. Fracine surge para audar Marília a lidar com situações que a aterrorizam, tanto na vida pessoal, quanto na escola.

Uma histórinha maravilhosa que faz a gente se divertir, voltar ao próprio passado e se reconhecer em alguns personagens. Uma leitura leve, com linguagem simples, quase infantil mas que tem um conteúdo admirável!!
Ana Cristina Melo conseguiu, através do seu objetivo, passar a mensagem devida de forma amável! Parabéns Ana!

Quero agradecer novamente a Diana, por mais um livro lindo, fofo, que mexeu com meu mundo literário de forma simples, encantadora e com muita emoção! Obrigada Di, por este presente!
Você, com certeza, está dentro da minha Caixa de Desejos!

Um grande beijo para todos e até o próximo post! ;)
xoxo

Ana C. Melo

Nascida em 26 de março de 1972, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Passou a primeira infância em Copacabana, depois no subúrbio, entre os bairros de Bonsucesso, Olaria e Penha.
Aos 9 anos, descobriu a literatura da forma mais simples, por meio dos textos contidos nos livros didáticos. Não tardou para que ela buscasse textos maiores, que a levaram à coleção Vagalume. A paixão pela leitura logo deu lugar ao bichinho-escritor. Daí, não custou para se debruçar sobre a máquina de escrever, datilografando dezenas de páginas de poemas, material que pelo caminho acabou destruindo.
Em 2005, a paixão pela literatura até então represada, eclodiu sem que ela pudesse evitar, lotando suas gavetas virtuais, ocupando os segundos livres do seu tempo, preenchendo os vãos dos seus sonhos.


Site da autora Usina de Letras


• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 36 comentários nesta postagem" •

Camila Y Sousa, disse: - 15-01-2011 (00:11)

Esse livro é um que entrou na minha lista de desejos depois de várias resenhas e comentárioss poisitivos que eu vi sobre ele .Ótimo presente que vc ganhou

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Camila Y Sousa,

HUhuhuhuh, sério Mila?? Poxa, ele é muito fofo mesmo!! É uma leitura rápida, uma escrita simples, estilo infanto-juvenil mas eu gostei!!
Me lembrei de muita coisa boa e vi que algumas eu tenho tendência a exagerar…. :x

Beijos!
xoxo




tamy, disse: - 15-01-2011 (09:54)

Eu nunca tinha parado para ler a sinopse desse livro, sabe? Eu sempre achei a capa muito fofa mas não tinha me interessado em ler…Confesso que não me prendi muito à história, mas achei bem com o espírito pré-adolescente mesmo, que conquista por ser simples!
Aliás, acho que vou dar esse livro a minha prima, vai ser mais a cara dela ^^
Gostei muito da resenha, Jeh!

Beijos!

Tamy (.bedshapped.)

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@tamy,

*-*
Ah, eu confesso que também não! Quando ganhei o livro da Diana, fiquei super feliz porque cheguei a participar de várias promoções blogueiras pra ganhá-lo… mas nada! :x
E quando ela me presenteou com este livro, bem fininho, resolvi passá-lo na frente da minha lista de leitura!
E amei!! Hihihihih, relembrei tantas coisas da minha época pré-adolescente (como éramos chamados na época)… *-*

Huhuhuhuhuh, ah dê sim, ela vai gostar! E se tiver um tempinho, depois peça emprestado pra ela!!
\o/

Beijos!
xoxo




Carol Espilotro, disse: - 15-01-2011 (10:39)

Lendo a sinopse eu não me interesse por ele hm. Mas sua resenha é positiva e tals, mas eu não sei hm Nem a capa me chamou a atenção, mas quem sabe eu dê uma chance?

Beijos
World of Carol Espilotro

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Carol Espilotro,

Ahh é um livro mais infanto-juvenil mesmo Carol, nem todo mundo gosta desse tipo de leitura e se você não se interessou então, vai de cada um mesmo, não se force a ler!
Hehehehehehehe

Por ser uma leitura bem rápida, quando você decidir dar uma chance, leia sim… quem sabe sua opinião mude? Mas, claro, quando você estiver afim…. ;)

Beijos flor!
xoxo




Martha Sossai Spadeto, disse: - 15-01-2011 (10:53)

Pra quem falou que lia devagar, até que a senhorita está um furacão, hein?rsrs

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Martha Sossai Spadeto,

Aaahh eu decidi começar o ano bem.. .Hehehe, claro que eu já estou me pegando em momentos de “ahhh, que preguiça de ler”… mas tô ainda firme, vamos ver até quando!!
Hehehehe

Beijos!!
xoxo




Juh, disse: - 15-01-2011 (12:33)

Quero muito ler esse livro!! Sua resenha ficou ótima, passou bem a meiguice do livro!!
Quero que minhas manas caçulas leiam tbm!
beijos
Livros e blablabla

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Juh,

*-*
Obrigada Juh, como sempre, super apoiando minhas resenhas!!
#felizdemais

Aahh suas irmãs vão adorar!!! E até você, que vai se recordar de muitos momentos bons dessa fase e como a gente costuma “dramatizar” a realização de alguns sonhos hoje em dia…. :x

Beijos Juh!
xoxo




Talita Oliveira, disse: - 15-01-2011 (13:09)

Eu amei esse livro, é super fofo e nos ensina muitas coisas *-*

Beijos Jeh *-*

#parceirasempre!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Talita Oliveira,

Ahmram, super fofo, a gente recorda de muitos momentos da nossa pré-adolescência (como costumavam chamar na minha época) e a gente aprende e recorda tanta coisa boa….
=)

Beijos Tatah!!
xoxo




Eliane Gomes Fernandes, disse: - 15-01-2011 (13:56)

Linda resenha. Tenho desejo de ler esse livro, porque como vc mesmo fala na resenha a gente pode aprender muito lendo um livro infanto-juvenil. Eu gosto muito desse gênero literário. E leio tb porque tenho filhos adolescentes, então preciso ler para poder indicar pra eles, né!

Beijo

Eliane (Leituras de Eliane)

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Eliane Gomes Fernandes,

Oi Eli!! Ahh com certeza, a gente aprende muito com um livro assim! E outra: uma ótima leitura para qualquer idade! Com certeza seus filhos vão gostar! *-*
E a gente mesmo tira mensagens maravilhosas, relembramos um pouco do nosso passado, do cheiro da casa de vovó, dos bolinhos, do cheirinho do passado…. =)

Beijos!
xoxo




Mariana Ribeiro, disse: - 15-01-2011 (15:01)

Quero ler este livro também, parece ser bem interessante. Adorei a resenha Jeh, pelo visto vou ler muitos livros YA este ano rsrs.
Tenha um ótimo final de semana.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Mariana Ribeiro,

*-*
Sim, uma leitura bem gostosa Mari!!! Huhuhuh, e apesar de ser juvenil, a gente se depara com muitos sentimentos antigos, de nossa infância e mensagens para nós, agora!

Uma boa semana pra ti!
xoxo




Claudinha Teles, disse: - 15-01-2011 (15:43)

Awn, pareceu bem fofinho pelo que você falou! *-* Eu ja tinha visto a capa desse livro por aí mas nem me atentei pra sinopse. Adorei!

Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Claudinha Teles,

Humrum, um livro fofo cheio de mensagens que às vezes achamos que servem só para as crianças mas pelo menos me deparei com muitas pra mim mesma!!
*-*

Huhuhuhuh, uma leitura super rápida flor e bem gostosa! Quando tiver a chance, leia sim! ;)

Biejos!
xoxo




Rithynha, disse: - 15-01-2011 (20:43)

Sherlock!
Faz tempo que não comento por aqui né? Muito desleixo de minha parte!

Obrigada pela dica querida! Sabe? adoro ler livros infanto-juvenis. A gente relaxa e aprende lições preciosas com a simplicidade das histórias.

Parabéns sempre pelo ótimo blog! Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Rithynha,

Watson!!!! Huhuhuhuh, que maravilha e alegria ter você aqui!!! Huhuhuhuh

De nada, espero que quando puder ler, aproveite o livro. É uma leitura rápida, gostosa, espontânea, muito bom mesmo!!

Huhuhuhuhuh, obrigada pelo carinho maravilhoso!!!
Beijos!!
xoxo




Juliana, disse: - 15-01-2011 (21:31)

Que lindo…
Essa parte:
“- Marília, nunca deixe de ter sonhos. Às vezes, minha filha, eles demoram pra acontecer. Mas nunca desista deles. E de tudo que for te fazendo feliz na vida, guarde uma lembrança. Se ela for pequena, coloque nessa caixa. Se for grande, coloque no seu coração.”
… me emocionou muito :~

Eu adoro livros infanto-juvenis, eles sempre vem com uma mensagem linda. Quando terminamos de ler ficamos pensando naquilo, né? :)
Ótima dica. Beijooo!!

* que bom que lembrou de mim xDDD

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Juliana,

Ahh Juh, eu também fiquei super emocionada com essa parte e por isso que digo que Caixa de Desejos, apesar de ser uma leitura mais juvenil, tem muitas mensagens pra gente mesmo!!

Exatamente!! Huhuhuh, e legal que cada um descobre uma mensagem pra si mesmo, sabe? Uma mensagem mais subjetiva… Eu encontrei essa, mas às vezes outras pessoas se depararam com mensagens diferentes! *-*

Beijos flor!
xoxo




Bruna, disse: - 15-01-2011 (23:35)

Oi!
hummm , isso me fez lembrar que tenho uma caixa de sonhos faz 3 anos , que fiz através de uma amiga que indicou, é muito legal, de vez em quando dou uma olhadinha pra ver as coisas que realizei e as que ainda não concretizei.
Esse livro parece bem legal, assim que tiver a oportunidade vou ler!
até mais
bom final de semana

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Bruna,

Hehehehe, sério que você tem uma caixa de sonhos?? Aahh que bacana, eu vou fazer a minha! Isso é legal sabe? Um incentivo pra gente ser mais sonhadores e deixar os pesos “extras” que adoramos colocar em coisas simples da vida!!

Quando puder, leia sim Bruna, é rapidinho e uma leitura gostosa!!

Beijos e boa semana!
xoxo




Day, disse: - 16-01-2011 (00:42)

Oi Jeh!
Menina, o livro eh lindinho msm viu??
E eu adoooro livros infanto-juvenis ^^
Tava ate procurando um ebook de algum pra ler :P
rs
Bjooos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Day,

Oi Day!! É uma gracinha, recomendo! E se você for ler em PDF, é uma leitura bem rápida e gostosa!! =)
Rapidinho você lê!!
Hihihihihihih

Biejos!
xoxo




Babi Lorentz, disse: - 16-01-2011 (09:47)

Ai, que gracinha!
Eu já tinha vontade de ler esse livro por causa do nome dele. Agora tenho mais vontade, depois de ter lido sua resenha. Parece ser muito fofinho!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Babi Lorentz,

Huhuhuh, lindinho mesmo Babi!!! Quando puder ler, aproveite: é bem rapidinho, uma leitura gostosa e não é chata!!!
Fofinho mesmo!

xoxo




Mirtes Agda, disse: - 16-01-2011 (10:10)

Oi, Jeh
Parabéns pela resenha!

Achei o livro encantador e fofíssimo (a começar pela capa) :)

Parece ser uma história voltada para nunca deixarmos de ser crianças, de nunca perdermos a inocência e a crença em nossos sonhos pois, como a vovó Laurinda diz, um dia, por mais que demore, ele irá se realizar!

Mil Bjs

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Mirtes Agda,

Oi Mirtes!! Com certeza, o livro é encantador!! E sim, acertou em cheio: nunca deixarmos nosso lado sonhador, de como éramos crianças e tudo parecia mais fácil? Na verdade ainda é, acho que a gente que costuma colocar muito peso em cima das coisas!!
*-*

Obrigada pelo lindo comentário!
xoxo




Angelica, disse: - 16-01-2011 (10:31)

Oii, Jeh! Finalmente um livro que eu tenho! rsrsrsrs
E olha que eu comprei porque achei a capa linda, vou ler ainda. :)
Beeijos :*

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Angelica,

Huhuhuhuh, que bom!!! *-*

Ainda não leu flor?? Poxa, leia sim, é uma leitura rápida e bem gostosa!!!

Beijos!
xoxo




Srta. Bibliófila, disse: - 16-01-2011 (17:32)

Tem dois selinhos para você lá no blog, Jeh!
Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Srta. Bibliófila,

Oi Tarsi, muito obigada pelos selos!!! Nossa, estou hiper feliz pelo carinho!!!
\o/

Vou colocá-los no blog!!!! *-*
#emocionada

Beijos!!
xoxo




Jaqueline de Marco, disse: - 16-01-2011 (18:18)

Gosto muito de livros assim, leves, gostosos de ler. Fiquei interessada! ^-^
Jeh, depois dá um pulinho no meu blog (http://www.naprateleira.com/), indiquei um meme para vc!
Beijos! Fica com Deus.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Jaqueline de Marco,

Oi Jaque!! Ele é muito fofo, em duas horinhas você lê!!!

Aaahh flor, eu já participei desse meme, mas daqui a pouco passo lá no seu blog pra comentar!
Hihihihih

Boa semana!
xoxo




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo