categoria5 category image

O que você sabe sobre a Bienal do Livro?

28 . agosto . 2013

Todos nós sabemos que, ao se tratar de Bienal do livro, vem à mente muitos estandes com livros (e de preferência em promoção), escritores famosos e muita gente correndo pra lá e pra cá.
Mas será que sabemos o que é, realmente, a Bienal do livro? Quais são os propósitos da feira e por quê é tão famosa no país inteiro?
Saiba mais sobre a história da Bienal aqui no Di Moça!

Sobre a Bienal

A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros – em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.

Neste ano comemoraremos 30 anos de Bienal do livro, acreditem se quiserem! Eu nem tinha ideia de que a Bienal existia há tanto tempo, e vocês? No dia 29 de agosto o evento chega a 16ª edição. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace. Ai que sonho né? *-*
São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.

A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Nem preciso dizer que estou felicíssima com a escolha porque é meu sonho ir para a Alemanha, yeah! Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão ofercer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).
Será que eu consigo entender uma frase em alemão, pelo menos? Vou tentar fazer o meu curso de alemão valer a pena, rá-rá!

Esse ano temos dois espaços novos na Bienal: No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência ? o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chic lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante). Também teremos Nicholas Sparks e Matthew Quick arrasando na feira!

Você pode conhecer mais sobre a Bienal no site ou na fanpage no facebook!

A todos que vão à feira este ano, um ótimo passeio, muitas experiências positivas e sonhos realizados!
Beijos di moça!



• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 18 comentários nesta postagem" •

Barbara Sá, disse: - 28-08-2013 (12:42)

Adorei o post Jeh !
Não sabia de todas essas coisas da Bienal, e nossa, 30 anos é muita coisa, haha.

Beijocas,
http://www.segredosentreamigas.com.br

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Bacana né Babi??? Fiquei pensando como deveria ter sido a primeira edição da feira? Que diferença, né?
\o

Beijos!




Jessica, disse: - 28-08-2013 (13:14)

Menina, já posso dizer que estou branca de inveja? Ç_Ç /triste. Tire bem muitas fotos lá tá? e venha com a mala cheia hahahahha
Eu trabalharei o ano inteiro para gastar tudo na da minha cidade (quando ter) :P
ahh e sobre o projeto 1 filme por dia
Claro que pode Jeh *-* será um prazerzão ver seus posts sobre o projeto, será uma honra vê-lo por aqui e tbm Confesso que ultimamente estou sendo meio lenta para ler, mas os filmes, a gente senta, come pipoquinha, com menos de 2hs alguns já estão terminados e nós felizes ou decepcionadas. Filmes e livros são minhas paixões s2
http://www.valeuapenaesperar.com/

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Aaah pode deixar Jeh! Estou respondendo o comentário meio tarde mas posso dizer que ameeei a Bienal! Conheci tanta gente linda, blogueiros maravilhosos!!! Nem queria voltar pra casa!

Agora quero retomar o blog com tudo sabe? Me organizar certinho e aí sim poderei participar do projeto! Vou deixar os créditos pra ti, tá??

Beijos!




Nina Tavares, disse: - 28-08-2013 (14:16)

Oi Jeh!
Adorei o post, muito se fala sobre a Bienal, mas pouco se esclarece sobre ela. A gente nem sempre se lembra que a blogosfera está repleta de leitores novatos (graças a Deus, renovação é tudo! rs) e que não conhecem muito sobre a feira.
adorei!

B-jusssss! ?

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

É verdade Nina, eu mesma nem sabia que a Bienal tinha tantas edições! Eu acho bacana essa ideia da feira continuar por tanto tempo, significa que ela tem poder e a leitura é sim motivo de organizar eventos importantes né?

Beijinhos!




Nessa, disse: - 28-08-2013 (15:50)

Oi Jeh!

Cada vez que vejo um post sobre a Bienal chega me dar uma dor no peiro, como eu queria ir.

Beijos*

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Ai poxa, eu imagino Nessa! Ano passado eu estava prontinha pra ir, faltavam alguns minutos para meu voo e, de repente, me deu crise de pânico. Tive que cancelar e me martirizar mentalmente todos os dias até me acostumar com a ideia de que, às vezes, nem tudo sai como queremos, né?
Mas quem sabe, ano que vem, você consiga ir pra Bienal ? \o
Beijinhos gata!




Vivi Blood, disse: - 28-08-2013 (17:29)

Nossa Jeh, muito bacana seu texto. Eu não estava ciente de várias coisas que você explicou aqui na postagem. Claro, sabemos que a Bienal não é somente esse corre-corre de vende livros, sempre existem objetivos maiores. Eu sabia sobre a homenagem a Alemanha também e isso me deixou feliz, adoro o idioma e alguns escritores alemães.
Parabéns e obrigada pelas informações preciosas.
Beijos
Vivi

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Aai meu sonho é conhecer a Alemanha Vivi! Terminei meu curso de alemão recentemente e, apesar de ser mega difícil, eu quero falar o idioma fluentemente, que chiqueee!! Até quis comprar um livro em alemão mas estava caro… :x

Beijos!




Sandra, disse: - 28-08-2013 (19:11)

Tuuuuudo o que eu sei, é que eu queria poder ir, mas não posso! :(
Mas ano que vem estarei em SP. :)

Beijinhos e aproveite muito, Jeh!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Aaah Sandrinha, poxa, espero que ano que vem eu consiga ir na de SP!! Já vou economizar e me programar certinho!
Apesar de tudo, São Paulo é mais acessível, né?
=D
Beijos!




Bianca, disse: - 28-08-2013 (19:24)

Que legal esse post! Não tinha noção de que a Bienal existia há tanto tempo!
Por falar em Bienal, hoje comprei uma lembrancinha pra te entregar lá ^^ Espero que goste!
Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

*-*
Pois é flor, eu amei o tema ser a Alemanha!
E poxa queria ter te visto lá na Bienal! Meu celular me deixou na mão, passei muita raiva e agora faço questão de trocar essa porcaria também!
=(

Beijos!




Fabi Penco, disse: - 29-08-2013 (22:13)

Além de um evento mega importante, reúne multidões de leitores, celebridades. Esta vai ser minha primeira vez na Bienal :D

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Verdade Fabi!
Adorei o tema deste ano, meu sonho é conhecer a Alemanha! Até tentei comprar um livro mas estava muito caro pro meu bolso, tadinho, rs.!

Beijos!




Lindsay Leão, disse: - 21-09-2013 (21:36)

Oi Jeh,

Muito legal esse post sobre a Bienal. Não fazia ideia que a Alemanha era a homenageada de 2013, muito menos que o Brasil era o homenageado da vez na Feira de Frankfurt, Viva!
Amei as novidades da Bienal 2013, e o que dizer da sua foto com o nosso queridíssimo Nicholas Sparks? Surtei, é logico!
E fquei com um pouquinho de ciúme (confesso) pois ele não veio a Bienal de São Paulo.
Enfim, traumas a partes rsrsrs, parabéns pelo post, achei bem explicativo e inteligente!
Beijão

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Acredita, flor? Até tentei comprar um livro alemão mas estava MUITO CARO pro meu bolso e nem entendo tanto o idioma, hehehe.
O autógrafo com o Nicholas foi muitaaa sorte, nossa! Depois eu conto no post da Bienal!
Hahaha!
beijos!




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo