uncategorized category image

Um Verão Para Toda A Vida :: Michael Noonan

22 . fevereiro . 2011

Depois de semanas enrolando com a leitura, finalmente venho com o post Lendo & Resenhando. Parece que minha meta de leitura já está rindo da minha cara antes mesmo do ano terminar. Mas enfim, tentando que a gente alcança!
A resenha de hoje é do livro Um Verão Para Toda A Viva de Michael Noonan, que foi adaptado para os cinemas e estrelado por Daniel Radcliffe. Ainda não assisti o filme mas pelo trailer já deu pra notar que a história foi distorcida, não sei se pra melhor ou para pior.
Leiam a resenha completa para entenderem minha opinião sobre o livro!

Um Verão Para Toda A Vida (December Boys)
Autor: Michael Noonan
Ano: 2007
Páginas: 236
Editora: Galera Record
Sinopse:

December Boys, ou Garotos de Dezembro, são meninos órfãos que vão passar um feriado na costa, em Serenity e aproveitar o tempo e a paisagem litorânea. Lá, os meninos enfrentam e se deparam com um mundo pós Depressão, deixando marcas em todos os lugares. Uma mulher em especial chama a atenção dos meninos e começam uma aventura de descobertas que a vida nos traz.
Um dos meninos, certo dia, descobre que a mulher e seu marido estão querendo adotar uma criança, provavelmente um dos garotos de dezembro. Começa então a necessidade de confronto, rivalidade, disputa entre os irmãos para chamar a atenção do casal e tentar ganhar um lar. Mas nem sempre a vida facilita nossos objetivos e as respostas podem se tornar perguntas aos longo da vida.
Uma história de descobertas, de sofrimento, de sobrevivência, de maturidade e o que a vida reserva para cada um.

Garotos de Dezembro são crianças que vivem no orfanato São Roderick e conseguem um feriado na costa da Austrália, em Serenity. Lá, estão hospedados com a família McAnsh, com suas características fortes de sobreviventes da Depressão. Aliás, todos os moradores de Capitão Tolo, local onde eles passam o feriado, são sobreviventes da época, carregando consigos uma marca, uma história, a sobrevivência.
O primeiro contato com o mar, com a areia e a beleza natural que a capela São Roderick não pode oferecer. Uma sensação de liberdade pura, fora dos muros das obrigações e limites impostos pelas freiras. Um banho de mar, brincadeiras e risadas era o suficiente pra deixar a vida destes garotos melhor. Mas uma morada em especial chama a atenção dos meninos, enquanto ela – toda feliz – dá suas estrelas na areia, curtindo o Sol e aproveitando o mesmo mar. Seu nome é Teresa e a mulher se apresenta aos meninos com sua loção contra queimadura de Sol. Começa o primeiro contato da mulher com as crianças.
Capitão Tolo possui moradores diferentes e singulares que atraem a atenção dos meninos. Cada um com sua ostentação. Cascudo O’Leary, por exemplo, é o senhor que vai contar aos meninos sobre todos os moradores da região, bem como sobre o Intrépido Foley.
Intrépido é marido de Teresa, que vai para Capitão Tolo todas as sextas feiras passar o final de semana com a mulher. Trabalha em uma construção e é salva vidas nos finais de semana. Os meninos logo conhecem o famoso Foley em sua moto Red Indian e começa uma aventura maior ainda.
Em uma das brincadeiras de meninos, o narador descobre que Intrépido está querendo adotar uma das crianças mas não sabe qual. E então, não sabendo o que fazer, o garoto de dezembro vai se confessar. Com o sermão do padre, o menino vai contar aos irmãos o que ouviu e começa uma rivalidade entre eles para ganhar o lar de Foley e Teresa.
Tentativas desleais, pensamentos inadequados, tudo o que for possível para que um dos garotos seja o escolhido. Será que todos eles voltarão pra “casa” ou a tentativa de ganhar uma família vai ser conquistada? No final, a vida sempre tem outras respostas e nos ensina outros passos para vivê-la.

O livro é narrado por um dos garotos, que é conhecido pelo nome Sufoco e é revelado com o passar das páginas. Névoa, Mapas, Fido e Fagulha compõem os outros meninos do grupo. Todos tem um apelido devido à uma característica ou um dom. São órfãos que não conhecem o mundo além das paredes de São Roderick.
A narrativa usada pelo autor é bem consistente. Cheia de metáforas, trocadilhos e ironia que às vezes passaram despercebidas ou sem qualquer importância para mim. Na minha opinião, o autor usou uma linguagem muito adulta para um garoto de dezembro. Apesar do texto conter uma forte ligação com os resquícios deixados pela Depressão, às vezes quis deixar o livro de lado de tanta coerência descrita.
Em relação à descrição dos personagens, o autor é bom nisso. Muito bom. Em se tratando da paisagem, eu fiquei em muitas partes sem conseguir imaginar os devidos momentos por causa dos nomes específicos de uma planta ou outra.

No livro, não existe uma relação amorosa entre um dos garotos com uma garota do local. O livro em si trata do amor entre irmãos, da revelação quando estão diante de um desafio, da marca que a Depressão deixou em Capitão Tolo e seus moradores, na lealdade e a inexistência dela. O filme trata o livro de forma diferente e apesar de não ter assistido, é possível ver apenas pelo trailer a distorção da história do livro.

De modo geral, não é um livro que eu recomendo. Não é uma sugestão boa para dar de presente ou para ler quando não se tem mais nenhum livro na estante. Pode ser a escolha de alguém que gosta desse tipo de leitura, do tipo de história. Mas no modo geral, não recomendo.

Trailer do filme “Um verão para toda a vida”

{mais…}

Michael Noonan

Michael Noonan é autor de dezoito livros de ficção e não-ficção para adultos e jovens. Também é autor de scripts para filmes, peças, rádio e televisão. Após ter servido na Segunda Guerra Mundial, Noonan estudou arte, teatro, literatura, história e filosofia na Universidade de Sidney. Morou na Inglaterra entre 1957 e 1979, quando retornou à Austrália. Ele morreu em 2000, deixando obras premiadas e publicadas em vários lugares do mundo.

Site da Galera



• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 31 comentários nesta postagem" •

Luciana (Lulu sempreromantica), disse: - 22-02-2011 (17:38)

Vc disse que estava enrolando na leitura mas valeu a pena pois a resenha ficou ótima, não é o tipo de livro que tenho interesse mesmo assim valeu a pena ler o que vc achou do livro.

Posso depois então tentar vê filme ;)

Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Luciana (Lulu sempreromantica),

Oi Lu!!! Poxa, obrigada pelo elogio!! Eu fico com medo de resenhar livros que eu não recomendo porque posso passar a impressão errada.
Mas enfim, hehe, vou tentar ver o filme sim, parece bom, mais intenso!!

Beijos!
xoxo




Karine Marinho, disse: - 22-02-2011 (18:08)

Ain, tirei o livro das minhas leituras, eu assisti o filme e gostei muito (pelo que eu me lembro da época), mas se você disse que “O filme trata o livro de forma diferente” acho melhor não arriscar e me decepcionar. Apesar de que o filme me fez começar a escrever estórias, pensamentos, sobre tudo :D
Beijos,K.
Girl Spoiled

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Karine Marinho,

Oi Kah! Então, pode ser que você goste do livro também! Mas pelo trailer, o filme é bem diferente, parece mais intenso!
O livro tem um tema bacana, mas a linguagem utilizada é cansativa, muito séria, muito adulta para ser usada por um jovenzinho.

Enfim, hehehe, beijos!
xoxo




Carolina, disse: - 22-02-2011 (18:20)

Eu tenho ele marcado no skoob há um bom tempo, coloquei porque gostei da sinopse, mas é um daqueles que você marca e acaba nunca realmente procurando. A história parece ser intensa, mas honestamente, pela sua resenha, não gostei tanto do livro :/
A capa parece ser daqueles livros antogos de colégio haha

Beijos Jeh ;*

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Carolina,

Oi Carol!! Então, eu comprei o livro por causa do trailer do filme mas no fim das contas, não tem muito a ver! O filme parece mais intenso. Mas está tendo promoção dele no site das Lojas Americanas, por R$ 9,90… caso você queira lê-lo!
;)

Beijos!
xoxo




Flah Duarte, disse: - 22-02-2011 (18:27)

Humm!! Muito bom o blog. Parabéns!!
Aproveita e confere o meu http://www.anaflaviaduarte.blogspot.com/

Abraços…

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Flah Duarte,

Obrigada Flávia, seja sempre bem vinda!!!!

\o/

Beijos!




Fernanda Matos, disse: - 22-02-2011 (18:52)

Oi Jeh!

Este livro está em promoção na Americanas.com por R$9,90 já faz um tempo, mas eu não tenho coragem de comprá-lo, justamente pelo tipo de história. Acho que eu tb não iria gostar deste livro, mas bom que vc leu até o fim e deu uma chance à história!

Bjo!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Fernanda Matos,

Então flor, eu comprei nessa promoção mesmo!! Eu comprei por causa do trailer do filme, achei que a história seria parecida mas me enganei…. :x

Enfim, tem gente que quando encontra livros na promoção, compra mesmo assim né…. Não que o livro seja horrível. Mas não foi aquela coisa sabe??
:x

Beijos!
xoxo




Mariana Ribeiro, disse: - 22-02-2011 (18:55)

Nossa, também acho que não curtiria a leitura deste livro. Quando eu não gosto da história leio ainda mais devagar do que de cstume rsrs.
Que pena que a história não te agradou, mas também acabaria tendo a mesma opinião de tivesse lido… foi essa a impressão que eu tive após ler a sua resenha. Mesmo assim, adorei a sua sinceridade Jeh!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Mariana Ribeiro,

Hehehe, pois é Mari, demorei umas semaninhas pra terminar a leitura e ele nem é grande… :$
Então, não sei qual a opinião das pessoas porque quase não vi leitores que leram esse livro mas eu pelo menos não gostei… =/

Beijos!
xoxo




Mellory, disse: - 22-02-2011 (19:29)

Não recomenda? Mimimi ): Ele está na minha lista de leitura, HAHA tenho aqui na estante. Dorgas, acho que vou deixá-lo por ultimo agora hihi
Adorei sua resenha, Jeh. Sua escrita está ficando cada dia melhor!
E fiquei decepcionada por não ter o relacionamento de Mapas com a garota =/
Enfim, acho que estou esperando muito do livro, o que sempre é perigoso…
Beijinhos, Jeh xx

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Mellory,

Aaainn, sorry flor!! Huahauha, mas já que tá aí na estante, quando sentir vontade de ler, leia sim! Vai que você gosta muito!! Pensa? *-*
Sério flor, minhas resenhas estão boas??? o.O
Nossa, parece que estão uma inhaca….. :x
Obrigada pelo elogio viu!!!

É, não tem nenhum relacionamento amoroso no filme… =/

Beijos!
xoxo




Li Um Livro, disse: - 22-02-2011 (19:50)

Vi só o filme e não sabia que existia um livro. =P
Agora fica o alerta pra se um dia eu me deparar com ele. haha

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Li Um Livro,

Huhuhu, e o que você achou do filme? Conta pra gente!!
*-*
Ainda vou tentar ver o filme pra ter idéia de qual é melhor… \o

Beijos!
xoxo




Babi Lorentz, disse: - 22-02-2011 (21:49)

Eu tinha interesse em ler por ser um filme estrelado pelo Daniel – sabe como é, né? Fã de Harry Potter que adora o trabalho do Radcliffe. Mas ainda não assisti o filme, e acabei não me interessando muito depois de ler sua resenha e poder conhecer um pouco mais sobre ele. Sei lá, se caísse na minha mão, acho que acabaria lendo, mas não procuraria por ele, acho que você me entende.
Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Babi Lorentz,

É, eu entendo. Hehehe, eu comprei por causa do trailer do filme, imaginei que seria parecido mas me enganei. E também quero ver o filme, apesar de o livro não ter me conquistado. Acho que a mensagem é captada melhor no filme…

Beijos!
xoxo




Jéssica Malta, disse: - 23-02-2011 (00:08)

Pelo titulo do livro eu acho que o compraria, mas pelo que você disse… Já não sei. O estilo do enredo não me convenceu muito e eu não sei se teria paciência para realizar sua leitura.

Mas enfim, posso está enganada, hahaha.

beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Jéssica Malta,

*-*
Eu comprei pelo trailer do filme, acredita?? Achei que seria parecido mas me enganei. Não tem história de amor e a união dos irmãos não me pareceu tão forte como no filme….
Enfim, se um dia você quiser ler, não hesite! *-*

Beijos!
xoxo




Leeh, disse: - 23-02-2011 (18:18)

Não tinha nem visto trailer do filme ainda, nem capa do livro, nem nada HAHAHA. mas obrigada pela dica, eu adoro posts assim, que as pessoas falam ‘NÃO recomendo’, é tão sincero e tal, sem puxação de saco que é possível perceber em alguns posts por aí, infelizmente :/

xx

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Leeh,

Hehehe, pois é, fica a dica! Não sei se é o tipo de leitura que você leria, mas enfim, eu pelo menos não recomendaria… rs
Que bom que gostou do post!! \o/

Beijos flor!
xoxo




Thais Ortega, disse: - 23-02-2011 (20:53)

Poxa, a sinopse me interessou bastante, mas o seu “não recomendo” em negrito me assustou…rs

A verdade é que a gente tem MUITO livro bom de verdade por aí, né? Dá até raiva quando fico 2 semanas lendo um livro que não gosto (mta perda de tempo).

E, sim, minha meta de leituras também já perdeu o respeito…rs

bjs
@thaorteg

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Thais Ortega,

Hehehe, quando eu comprei o livro eu fui pelo trailer do filme. Então imagina o meu susto quando a história é bem diferente?? o.O
E eu demorei um tempo mesmo lendo, sei lá, não foi uma leitura fluente… :x

Hahaha, nossa meta de leitura perdeu o respeito por nós! :x

Beijos flor!
xoxo




Lari Gallas, disse: - 24-02-2011 (17:34)

Ótima resenha, muito sincera. O livro não me atrai mesmo, e já tenho muitos na wishlist, mas vou procurar pelo filme :)

Jeh, vi sua resposta pro meu comentário agora! Quero sim o marcador, já mandei o endereço!!
Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Lari Gallas,

Oi Lari!! Que bom que gostou. É difícil falar de livros que não agrada a gente sabe? Na verdade a história em si é boa, mas acho que a forma de narração do autor não me encantou…. :x

Recebi seu e-mail e logo logo vou mandar o marcador!!

Beijos!
xoxo




thanny, disse: - 28-02-2011 (19:11)

Eu acho a capa desse livro bem bonitninha, acho que compraria só por causa dela mesmo. Também não vi o filme, lembro que tava ansiosa pelo Daniel, mas isso já faz tanto tempo… HAHAHAHA Adorei sua resenha e sua não-indicação x)

xx thanny in wonderland

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@thanny,

Oi Thanny! Então, eu fui mais por causa do trailler, achei que seriam parecidos. Mas pelo menos o caso de amor não tem e isso muda toda a direção da história né?? :x
O livro é bom, mas não é daqueles que eu diria “você TEM que ler”… :x

Beijos!
xoxo




Bárbara, disse: - 30-12-2011 (06:05)

O filme é lindo, eu recomendo! Chorei demais T-T


Vania Maria, disse: - 15-10-2014 (16:44)

Eu assisti ao filme e gostei muito. Deixou-me às lágrimas. No contexto do filme, o personagem da garota faz sentido; fica implícito que ela influencia no desfecho de Maps. Recomendo o filme e o livro.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

Oi Vania, tudo bem?
Obrigada pela sua opinião, é sempre bom compartilhar e conhecer diferentes pontos de vista! ;)
Ainda não assisti o filme mas fico contente por ele ter te agradado! \o/
Beijos!




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo