categoria2 category image

Princesas E Damas Encantadas #1 :: Joseph Jacobs

12 . junho . 2012

Finalmente uma resenha fresquinha no Meine Liege! Primeira resenha de um livro lançado pela Martin Claret, “Princesas E Damas Encantadas” expõe princesas com características celtas. Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos, apresenta elementos diferentes nos contos de fadas e a origem de algumas princesas que conhecemos no Era uma vez…

Princesas e Damas Encantadas: Contos de Fadas Celtas
Autor: Joseph Jacobs
Ano: 2011
Páginas: 128
Editora: Martin Claret

* Livro enviado pela editora como cortesia.
Sinopse:

Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia. Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos. Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.

Crédito: Skoob

Não há muito o que descrever sobre uma coletânea de conto de fadas. Joseph Jacobs reuniu 12 contos sobre princesas em um único livro.
São princesas que aparentemente são frágeis, com estereótipo de “mocinha indefesa”, mas no fundo, são ardilosas, corajosas e conseguem o que quer. Nos primeiros contos identificamos a famosa “Branca de Neve” que foi alvo de perseguição pela madrasta devido à sua beleza. Também encontramos características da princesa “Cinderela” com seu sapatinho perdido em uma festa de gala.
Mas nos contos celtas, Branca de Neve é conhecida como Árvore de Ouro e quem tentou matá-la, três vezes, foi sua própria mãe, “Árvore de Prata”. O “espelho espelho meu” é uma truta que morava dentro de uma fonte. O final não foi “feliz para sempre”, mas com uma lição rancorosa para Árvore de Prata.
Em Cinderela, temos Trêmula, uma jovem destemida dentro de uma versão bizarra do conto tão lindo recriado pela Disney. Ao invés de uma fada madrinha super fofinha, temos uma feiticeira um pouco sinistra. Os pedidos de Trêmula não poderiam ser mais exóticos. Suas irmãs, Justa e Morena são frágeis, molengas e quem tem que colocar as “rédeas” nas meninas é a própria Trêmula.

Outros contos são bem interessantes, que eu não reconheci nem em nossa versão. Temos Cabeça-Pequena, filha caçula com duas meia-irmãs que mataram sua mãe; Deirdre e sua incrível beleza. Os contos celtas exaltam de forma visível a magia: encantos, bruxarias, feitiços, maldições, má-sorte. Elementos fantasiosos como duendes, feiticeiras, magos, raposas falantes, etc.

Uma característica bem legal dos contos celtas é que eles acontecem na própria Irlanda e/ou Escócia, ou seja, são “supostamente” relatos de acontecimentos com o povo celta. Encontramos o condado de Erin (Irlanda) em quase todos os contos. Em alguns deles, o autor explica alguns termos e canções celtas no rodapé das páginas.

Apesar de ser um livro rápido, fino e com contos curtos, foi difícil absorver alguns contos porque saíram um pouco de um padrão “Era uma vez…”. Alguns foram mais medonhos, com finais nada felizes. Em outros não consegui captar a “coragem” das donzelas, mas ao contrário, as vi como vítimas do sentimentalismo. Algumas foram forçadas a ficar com um príncipe e não negaram tal situação. Outras foram por vontade própria. E aquelas que tiveram o futuro incerto. De todos os contos, considerei A história de Deirdre o mais romântico, no qual o casal Naois e Deirdre passam por aventuras mais longas e mais interessantes – com um final curioso.

Princesas E Damas Encantadas é o primeiro volume dos próximo quatro que estreiam com os contos de fadas celtas. Nos próximos, serão apresentados contos de fadas de diversas regiões do mundo (Oriente e Ocidente).

E se você quer concorrer a um exemplar do livro, leia as regrinhas e cruze os dedos! ;)

Como Participar:

Deixar um comentário neste post;

Curtir o Meine Liege no facebook. (Clique AQUI).

Curtir a editora Martin Claret no facebook. (Clique AQUI).

Ter um endereço de entrega no Brasil.

Preencher o Rafflecopter.

a Rafflecopter giveaway

Informações Adicionais:

A promoção inicia dia 12/06 e finaliza no dia 01/07.

O resultado será divulgado após o dia de término da promoção.

O prêmio será enviado em até 30 dias úteis pelo próprio blog.

O ganhador deverá responder o e-mail em até 48 horas após a divulgação do sorteio.

Caso alguma dessas regras não sejam seguidas o sorteio será refeito.

Em caso de dúvidas, entre em contato AQUI.

Participe e cruze os dedinhos para ganhar o exemplar do livro! *-*
Um beijo e até o próximo post!

Joseph Jacobs

Joseph Jacobs foi um folclorista australiano que viveu na Inglaterra. Estudou o folclore do país coletando dados para publicar os Contos do Folclore Inglês em 1890. Entre os contos estava o até então pouco conhecido “Os Três Porquinhos”. Contribuiu também com a Enciclopédia Judaica.
Suas outras obras incluem coleções de contos de fadas celtas, uma coleção de contos de fadas indianos, uma edição das fábulas de Esopo, e um livro de viagens.

Wikipedia | Site da Martin Claret


• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 25 comentários nesta postagem" •

Tyele, disse: - 13-06-2012 (09:41)

Que incrível! Sempre quis ler um livro de contos de fadas diferente… tenho o dos Irmãos Grimm mas ainda não os li…
Quero muito ganhar!!
BEijinhos


Quequel, disse: - 13-06-2012 (13:31)

Olá!
Que interessante essa mistura …
Cruzando os dedinhos… e já participando ! rs

Li sua resposta no meu comentário anterior…
Sim, é difícil eu tb não ando muito de planos e tal…
Mas vamos superar !!
Meu Pai ta no quarto, mas ainda hospitalizado.
Conversamos melhor no face, msn depois ! :)

Bjinssssssssss


Emanuella Duarte, disse: - 13-06-2012 (14:25)

Que legal! Gosto de contos. Interessante o fato de abranger uma determinada cultura; bacana mesmo! Resenha ótima, como sempre!


Carissinha, disse: - 13-06-2012 (15:14)

Amo contos de fadas, e gosto dessa coisa deles seguirem mais o original sem final feliz. As histórias originais eram bem cruéis.

Adoraria ganhar esse livro.

Beijos, Jeh!

Carissa


Gabriel Araújo, disse: - 13-06-2012 (15:56)

Então, pude entender que se trata de um livro estonteante, que nos fascina e envolve, embora possua uma narrativa inusitada, creio que não seja um livro chiclê afinal de contos é uma versão novinha de tudo aquilo que estamos acostomudos aos contos de fada não é verdade, obrigado pela maravilhosa resenha !


Marco Antonio Rodrigues Alves, disse: - 13-06-2012 (18:52)

Perfeito para a minha filha!
Marquinho


Sônia Montenegro, disse: - 13-06-2012 (19:13)

Gostei da resenha, q me fez ficar curiosa pra ler o livro, já q há muito tempo não leio esse tipo de história.


Karolyne Kazakeviche, disse: - 13-06-2012 (19:21)

Sabes, estava vendo esses dias sobre essa série … mas estava vendo o outro, que é bruxas e alguma coisa, no título, me encantei. Parece ser bem diferente =)


Isabela Minati, disse: - 13-06-2012 (22:11)

Oi, Jeh!

Acho essas capas da Martin Claret tão bonitinhas, sempre muito diferentes e originais… Adoro os preços também, são baixinhos, haha.
Princesas e Damas Encantadas me chamou a atenção na sua caixa de correio, quando você comentou um pouco sobre o livro e me fez ler a sinopse dele. Eu pretendo comprar ele em breve, mas não tão breve assim, sabe? Então primeiro vou tentar ganhar a promoção do Meine, é uma forma mais fácil de eu conseguir o livro, haha.

Beijo!


Sandra Espindola, disse: - 13-06-2012 (23:37)

Adoro histórias de conto de fadas, ainda mais quando sai do comum e as princesas tem um pouquinho de cada uma de nós, muito ansiosa para ler este livro, ficarei na torcida.bjs


Maggie, disse: - 14-06-2012 (19:21)

Jeeeessica \o/ (daqui a poco respondo seu e-mail xD) E me interessei pelo livro :3 Pq? Acha que enlouqueci pq antes disse que queria algo hardcore e agora me interessei por contos de fadas xD Mas pelo simples fato de os finais não serem felizes me chamou a atenção u.u Já to cansada de todo aquele cliché ;-; kkkk
Por isso to participando com todos os meus dedinhos cruzados *-*
E te contei q meu nome (o verdadeiro, Aline xD) é de origem celta? *O* #nobodycares kkk

Até~
Beijos beijos ;*


Ane Reis, disse: - 14-06-2012 (20:53)

Oie flor =)

Eu semppre fico babando nesta capa *-* ela é muito linda!!
Só fique meio com o pé atrás por ser uma coletanea de contos.
Não sei mais, acho esses tipos de livros um pouco cansativos. Mas se tratando de fadas ( um tema que eu adoro) acho que vale apena dar uma chancer ;D

Ótima resenha Jeh!

bjinhos ;***

anereis
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary


Camila Oliveira, disse: - 14-06-2012 (22:59)

Participando


Máh, disse: - 15-06-2012 (02:13)

Oie, Jeh :)
Olha a Máh aqui depois de uns dias fora, quantas novidades.
Bem, sobre o livro, gosto bastante de está lendo sobre contos de fada, seja na versão de cinema como na realidade, tipo o que tem por trás …
Então se ganhar o livro ficarei mega feliz, se não quando tiver oportunidade $$ estarei comprando já que os livros dessa editora não são caros.
Bjs
http://felicidadenoslivros.blogspot.com.br/


Jayane, disse: - 15-06-2012 (10:30)

Adorei a capa super leria esse livro,adoro a cultura celta gosto da historia tristão e Isolda,logico que vou participar da promo.


Mirella, disse: - 15-06-2012 (15:14)

Eu adoro a cultura celta e eu não conhecia essa livro! Como assim? Adorei. Também sou apaixonada por princesas ,mas é mesmo verdade que as dos contos que agente conhece são delicadinhas demais. Conhece-las de forma forte e destemida como o povo célticos é incrível. Pela resenha dá pra ver que as histórias tem um jeitinho sinistro e medonho, acho que isso é a essência dos contos de fadas. Quero muito ler *-*

Mi – http://www.CheiroLivros.com


keké, disse: - 15-06-2012 (16:37)

Ótima resenha!
…Correndo pra uma livraria!


Adriele Santana, disse: - 16-06-2012 (13:52)

Eu sou apaixonada por contos celtas *-*

Adorei sua resenha e estou torcendo para ganhar o sorteio e poder ler esse livro ^^
PS: A Capa do Livro está LINDA *-*

Beijos
atrevaseasonhar.blogspot.com.br


Janaina Naiara, disse: - 16-06-2012 (13:56)

Gostei da sinopse e da resenha. Gosto de releituras pois como o proprio nome ja diz é uma historia contada de um um novo jeito, com um novo olhar. A parte em que vocÊ diz que algumas historias não tem final feliz acho que ele fez para se aproximar mais da realidade, mostrando que por mais corajosas e destemidas que as pessoas sejam nem todas tem um final feliz. Adoro historias com bruxas fadas(mesmo que diferentes do padrão) parece que o livro apesar de curto é bom.


Babi Lorentz, disse: - 17-06-2012 (22:32)

Eu achei este muito melhor que Bruxos, Bruxas, que é outra seleção de contos de fadas celtas. Achei que o que falou sobre as princesas foi bem mais interessante.
Beijão!


Thaiane Nobre, disse: - 18-06-2012 (14:10)

Ainda não li nenhum livro de contos recriados… com histórias mais profundas e finais diferentes do que estamos acostumados. E morro de vontade de ler um assim!! E agora ainda mais, por esses contos serem supostos relatos de acontecimentos com o povo celta. Parece ser beeem interessante.
Quero muito! *_*

[Participando&Torcendo]
Beeeijos.


Ane, disse: - 23-06-2012 (00:03)

O livro parece ser interessante, participando!


Allana Odorizzi, disse: - 28-06-2012 (15:51)

O livro é bastante curioso, com contos de fadas aos quais não estamos muito acostumados. Adoro fantasia! Bruxas, fadas, elfos e tudo do gênero, esse tipo de leitura me fascina! Acho que é porque proporcionam um universo completamente novo em suas histórias, nos quais podemos mergulhar e nos aventurar por horas… Estou com muita vontade de ler e conhecer um pouco mais da cultura celta, é muito interessante! Quero ver os próximos volumes também, histórias de culturas de todas as partes do mundo! Adorei!


Pedro Garcia, disse: - 29-06-2012 (12:24)

Achei a capa belíssima e o tema me encanta muito. Espero ganhar a promoção!


Ana Luiza Rosa, disse: - 01-07-2012 (13:33)

Ei Jeh!
Eu nem gosto muito de livros de contos sabe, mas quando se trata de princesas, haha, acho que posso com certeza dar uma chance!
São recontados os contos que estamos acostumados também?
Ou somente os celtas?
Vou tentar ganhar na promo!

abraço,
Ana Lu
@oficiodoslivros


@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo