uncategorized category image

Eu Amei Victoria Blue :: Êstevão Romane

16 . maio . 2011

Quando eu pedi esse livro para Geração, achei que sabia com que tipo de leitura estava lidando. Pois é, hoje eu posso afirmar que eu era uma simples garota inocente que não sabia da vida. Eu Amei Victoria Blue é considerado um romance biográfico escrito por Êstevão Romane. E quando li as primeiras páginas, me senti violentada.

Eu Amei Victoria Blue
Autor: Êstevão Romane
Ano: 2010
Páginas: 192
Editora: Geração
Sinopse:

Davi é um brasileiro, estudante de mixagem de som e mora em Nova York. Grande Nova York onde tudo é possível, tudo mesmo. Morando em um edifício, Davi acaba conhecendo a nova inquilina e sua nova vizinha, Fernanda. Também brasileira, de Porto Alegre, ex-modelo, Davi se interessa por sua nova colega-de-edifício e começa uma amizade. Entre os vêm e vais das conversas, vêm a paixão. E um relacionamento. Mas nada é fácil e nem tudo o que parece ser, é. Davi descobre que, o que sua linda namorada tem são diversos traumas e mentiras escondidas no rostinho de porcelana.

Hora ou outra as verdades sempre vêm à tona, querendo ou não.


Deixo avisado de antemão que, a Jessica outrora inocente (ok, não tão inocente assim) teve os olhos estuprados com palavras escritas por Êstevão Romane em sua biografia chamada “Eu Amei Victoria Blue”.

Davi é um estudante brasileiro de 20 anos, solteirão, vindo de São Paulo pra estudar em Nova York. Pode-se considerar que Davi, desde o começo do livro, gosta de uma sacanagem. Contando suas experiências sexuais com sua namorada Sylvia, a vida dele não é nada pacata sexualmente.
Quando sua vizinha aparece na sua vida, Davi resolvi mudar os ares e conhecer melhor essa beldade. Fernanda tem 30 anos (revela sua idade depois de várias páginas), ex-modelo de Porto Alegre, adora pintura, estudou no Brasil e foi para Nova York fazer pós-graduação. Ótimo. Uma mulher linda morando em seu edifício seria ideal para começar uma “amizade” (mas por trás dessa intenção, sabemos o que ele realmente quer).
Os dois começam a se conhecer melhor, entre conversas e passeios com seus cachorrinhos. Davi vai conhecendo Fernanda e suas incríveis loucuras da vida. Traumas na infância, sacanagens que já fez sexualmente com diversos tipos de pessoas, mulheres e homens, e a vida que quer seguir diante.

Davi simplesmente se apaixona por ela e surge um namoro aos poucos, de leve. Com o passar da leitura, a gente percebe a paixão que Davi sente por Fernanda. Claro, vários momentos de pura sacanagem na cama. Porém, os traumas de Fernanda vão se revelando durante o tempo: xixi na cama quando tem pesadelos; crises histéricas de ciúmes; bipolaridade; acessos de raiva e entre outros. Mesmo com todos esses “defeitos”, Davi continua a namorar Fernanda e suportar seus problemas.

Quando Fernanda se muda para o apartamento de Davi, tudo começa a acontecer. Dentro de um pequeno baú, Fernanda mantém suas verdadeiras realidades, quem realmente é e tudo o que Davi precisa saber que, ali, na sua casa, vive Victoria Blue.
Sentindo-se traído, enganado e finalmente juntando as peças do quebra-cabeça que tanto lhe atormentou, Davi resolve se vingar de Fernanda lançando o livro Eu Amei Victoria Blue.

Devo dizer que a história em si é muito boa. Davi é o próprio escritor que namorou Victoria Blue sem saber quem ela realmente era. Sob disfarçes e mentiras, Fernanda era uma prostituta de luxo, com mais idade do que realmente dissera e tinha vários traumas que dão medo. A narrativa de Êstevão corre super legal, sem enrolação.
O livro é totalmente salpicado de detalhes sórdidos do casal, seus desejos sexuais e suas peripécias na cama. Eu quase imaginei estar lendo um livro erótico-ponô-para-deturpar-mentes-sãs.
Foi exatamente esse um dos pontos que me deixou sem me incluir na trama, sem me sentir dentro da história. Imagine-se em uma roda só de homens, tomando tereré (chimarrão) ou uma cervejinha no bar em que um deles está contando tudo sobre o caso que teve com uma prostituta? Que mulher se sentiria confortável em uma roda dessa?
Davi vive um relacionamento mais cheio de tesão do que amor. E Fernanda, em todo o momento, conversa e fala como uma verdadeira puta – a qual ama ser chamada assim por Davi.

O fato do autor expôr os traumas e os problemas “mentais” de Fernanda foi legal. Existem muitas pessoas com comportamentos parecidos e que os consideramos “resquícios de seres humanos”. Mentira compulsiva, traumas de infância – principalmente envolvendo pai – são características em muitas pessoas.

A história é contada em primeira pessoa, por Davi (Êstevão) e a ordem é cronológica, no qual o autor nos leva de vez em quando para seu passado para usar como base o seu presente. Temos alguns momentos de humor mas não o suficiente para nos deixar presos aos livro.

Para quem gosta de livros com texto simples, sem pudor, conversinha de bar, esse livro é bom. Mas no meu caso, não gosto de livros onde a sacanagem é maior que o próprio enredo do livro. Me senti desconfortável em vários trechos e diálogos, demorei mais do que deveria para terminar a leitura. Por isso, duas estrelinhas.

Para quem já leu o livro

{mais…}

Um beijo grande para todos e até o próximo post!
xoxo

Êstevão Romane

Aos 18, Estêvão foi para os Estados Unidos estudar na City College of New York. Ficaria por três anos e meio. Voltou com a faculdade inacabada, boas referências culturais e gastronômicas da cidade e manuscritos de um livro de 190 páginas, que acaba de lançar. A história? Seu relacionamento com uma prostituta de luxo supostamente chamada Fernanda, em NY.
Site da Geração



• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 42 comentários nesta postagem" •

Amanda, disse: - 16-05-2011 (00:28)

Nossa Jeh, bem diferente esse livro pelo visto hein?!? Nunca li nada parecido.

E pela capa e título do livro, eu não esperava uma narrativa assim, tão… “escrachada” digamos.

Mas confesso que o fato de nuca ter lido nada parecido, me deixou um pouco curiosa. :}

Beijos :*

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Amanda,

Nem me fale, até assustei enquanto ia lendo. Achei que estava com o livro errado! Hauhauhauha… é, só pela capa a gente nem acha que o linguajar e a narrativa seja tão pesada né??

Aah, se estiver curiosa, então leia sim, é bom pra saber até onde vai nosso gosto literário! ;)
xoxo




Bruna, disse: - 16-05-2011 (07:30)

Aiii bem que tu falou na resenha do O Mundo de Vidro… esses detalhes, palavrões, exagerados gera muito desconforto. Mas nesse caso como é biografia, acredito que o cara quis realmente fu*** com a guria… O.o
Mas sei lá, gosto de palavras elaboradinhas, e que deixa a gente imaginar a cena, quando tem muito detalhe você fica até meio “enojada” sei lá, é o que eu penso.

Enfim, boa resenha Jé… e livros como esse servem para nós testarmos o nosso gosto também né? hahaha

Beeijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Bruna,

Nossa, se fu** com a guria, imagine!! Hehhe, pensa como ela deve ter ficado quando leu o livro??? Putz, complicado né??
Obrigada flor, pelo comentário!! É, realmente servem pra testar até onde vai nosso gosto por determinados gêneros!
Hahahah

Beijos!




Adriana, disse: - 16-05-2011 (08:49)

Esse tipo de livro não me interessa nem um pouco. Ainda sou do tipo que gosta de romantismo em vez de sacanagem.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Adriana,

Humm se prefere romantismo esse livro não é definitivamente apropriado pra você, rs. Bem forte, tem mais sacanagem mesmo, mais malícia sabe??
:x




Aline Castro, disse: - 16-05-2011 (09:32)

teu blog é mt lindo.Sempre aki agora.
E qnto ao livro vou seguir a dik.bjus

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Aline Castro,

Oi Aline, obrigada flor!! Seja sempre bem vinda ok??
;)
Fique à vontade! Se ler, me diz o que achou!
*-*

Beijos!




Juh, disse: - 16-05-2011 (10:20)

Não me animo de jeito nenhum, riscado da minha lista com certeza absoluta.
Não gosto de livros assim, onde eu me sinta constrangida.
beijocas
Livros e blablablá

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Juh,

Huahauhauha, se você não gosta então melhor riscar porque é bem forte mesmo!! o.O
Mas se souber de alguém que goste, fica a dica né?
*-*

Beijos!




Babi Lorentz, disse: - 16-05-2011 (10:59)

Caramba! Não imaginei realmente que seria isso que o livro ia acabar contando, de verdade. Pensei que seria algo mais light, mas não imaginava que haveria tanta pornografia. Não, eu não li, mas sua resenha já me passou o que eu precisava saber. Sem vontade nenhuma de conhecer o livro.
Beijão

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Babi Lorentz,

É, eu também pensei que era mais light e fui corrompida. Coitada da minha mentezinha, huahauhauah!
Acho que nem com “Cem escovadas antes de ir para cama” me senti tão desconfortável!
o.O

Beijos!




Karine Marinho, disse: - 16-05-2011 (12:54)

Ah, eu já não me interesso por esse livro há tempos, não é a primeira pessoa que fala isso e eu tenho certeza que eu me sentiria incomodada.
Beijos,K.
Girl Spoiled

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Karine Marinho,

Ah eu não vi resenhas em outros blogs, só no da Etiene e nem tenho certeza se estou falando do livro certo! Huahauah, o fato é que li e me deturparam!
Hauhauahuahauh

Beijos!




Raíssa Lis, disse: - 16-05-2011 (14:23)

Se não tivesse lendo essa resenha, juro que compraria pela capa, não imaginava que fosse algo tão escancarado assim, mais fiquei curiosa !!
Bjs

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Raíssa Lis,

Eu me interessei pela capa, acredita?? Acho que vi a resenha no blog da Etiene, não tenho certeza, mas não me lembro de ter sido tão forte assim!
o.O

Enfim, se bateu a curiosidade, leia sim! ;)
xoxo




Sanzinha, disse: - 16-05-2011 (15:21)

Hey, Jeh!

Eu já vi gente falando sobre esse livro e confesso que por causa dessa coisa q vc falou sobre os detalhes sobre sexo e os palavrões, não tenho a mínima vontade de ler.
Menina, que lindo está seu blog!
Ameeieeii! Muito lindo mesmo, parabéns!

Beijo grande!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Sanzinha,

Huhuhuh, sério?? Pois é flor, eu até leio uns e outros que têm bastante cenas fortes mas esse é o livro inteiro, Deus me livre, me senti envergonhada!!
o.O

Ah que bom que gostou! Eu queria um lay mais clarinho, mais “tranquilo” e saiu esse!! Huhuhuh
s2

Beijos!




Gabriela, disse: - 16-05-2011 (17:30)

Eu adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler. Gostei do estilo do livro, e do fato de o próprio personagem ser o autor do livro.

Beijo!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Gabriela,

Sério Gabi??? o.O
Uau, acho que é a primeira a comentar que ficou curiosa, uiii!! Hihihihi!

Beijos!




Juliana, disse: - 16-05-2011 (18:58)

Teus posts são imensos sobre os livros, mas são as resenhas que eu mais AMO LER!!! :D

Mais um que vai pra lista!!

Troquei de url, tá aí o link ;)

Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Juliana,

Aai que vergonha, desculpa… eu escrevo demais?? Nossa, acho que falo tão pouco sobre o livro, sempre morrendo de medo de jogar spoilers.. :x

Hehehe, trocou de URL por quê?? o.O
Enfim, tá aqui! ;)

Beijos!




Carissa, disse: - 16-05-2011 (20:17)

Eu vi esse livro na livraria e fiquei muito interessada em ler. A capa é linda e a sinopse me conquistou. Não imaginaria que é algo tão depravado.
Não que eu tenha problemas reais em ler aogo do tipo. Depois de 100 Escovadas antes de ir Para a Cama, acho que aguento bastante coisa.

Mas realmente esperava outra coisa do livro.

Beijos!!!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Carissa,

Aaah hehe, é bem depravado mesmo, pelo menos pra mim foi. Por isso que aquele ditado “não julgue um livro pela capa” faz tanto sentido, né?? Hehehe!

Aaah olha que “100 escovadas antes de ir para a cama” nem me deixou constrangida!
o.O
Esse eu fiquei mais sei lá, desconfortável…. :x

Beijos!




Meyre, disse: - 17-05-2011 (08:12)

Tenho esse livro mas ainda não li. Mas já li resenhas sobre ele, que diziam exatamente o que vc diz. Em todos os casos comprei porque gostei da capa, comprei num sebo a preço de banana, e quando eu não tiver nada de util para fazer vou lê-lo, até lá que Vick Blue fique quietinha na minha estante.hehehe

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Meyre,

Aaah é?? Eu não encontrei resenhas dele na blogosfera Meyre, se não me engano só no blog da Etiene e nem tenho certeza se vi certo, hehehe!

Humm, é, talvez chegue a hora que desperte a curiosidade em você! ;)
Quando ler, me conta o que achou ok???
Beijos!
xoxo




Jeh Polato, disse: - 17-05-2011 (11:33)

Eu estava esperando a resenha desse livro desde que eu vi que vc estava lendo.
Bom, valeu a pena esperar.
Eu li a resenha de olhos vidrados querendo ler o livro. Ultimamente, livros com historia como essa, me fascinam.
Eu simplesmente adorei. O nome e a capa do livro são um maximo e já tinha me conquistado. Mas fui surpreendida com a historia, eu imaginava tudo, menos o que eu li.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Jeh Polato,

Huhuhuh, sério Jeh?? Uau, que bacana! Eu sabia que ia encontrar pelo menos UMA pessoa que gostaria de ler esse livro! Algumas meninas ficaram curiosas, a maioria não gostou mas sempre tem gosto pra tudo né?? ;)

Poxa, que bom que minha resenha foi boa pra ti!
#feliz

Beijos!




Nanda, disse: - 17-05-2011 (11:35)

Eita! kkkkkkk eu vi esse livro na FNAC e me apaixonei pela capa, li a sinopse e fiquei “UAL ela tem meu nome , PRECISO ler” meu namorado que tava junto tbm achou legal e disse que iria me dar, até agora num tinha lido nenhuma resenha dele a achei que fosse um lviro com umas sacanagenzinhas de leve e divertido.. mas ow… kkkkk. não sei se perdi a vontade ou se aguçou mais ainda minha curiosidade de ler x) IUAHEIUAHEIUHAE eu nao presto G.G’ Mas tenho certeza que se achar tão tenso quanto vooc achou eu não vou gostar muito e nem conseguir me enquadrar tbm :/

Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Nanda,

É Nanda, só por Deus, meu vocabulário não é mais o mesmo!! hauhauahuahuah
Mas enfim, já pensou se você tivesse ganhado do namorado?? Ia pensar “nossa, o que ele pensa que eu sou”… algo assim, hehehe!
:x
Mas tem gente que gosta e fica curiosa então ficou a dica e minha opinião sobre o livro! ;)

Beijos!




Sora, disse: - 17-05-2011 (12:55)

Oi Jessica!!
Lendo sua resenha, acho que esse livro também não faz meu estilo. Acho que não vou gostar :P
Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Sora,

Aah muitas meninas disseram o mesmo Sora. Mas legal que outras também ficaram curiosas e esse é um dos motivos de eu gostar de resenhas os livros, existem tantos gostos e opiniões né? O legal é compartilhar!
*-*

Beijos!




Estêvão T. Romane, disse: - 18-05-2011 (04:57)

Meninas, parabens pelo blog! Bem legal. Em geral eu não faço comentários, mas gostei muito dos comentários e da crítica! Primerio eu só gostaria de comentar que em momento algum eu pensei em escrever o livro como forma de vingança, nem como forma de f*** com ela. Eu apenas quis contar uma história, da maneira mais próxima à realidade, como eu vivi. Realidade esta que eu não pude ter durante 8 meses de minha vida, namorando uma pessoa que se inventava constantemente. Bom, algumas críticas quanto à línguagem forte e “chula” eu mesmo tenho. O livro é chocante. O enredo é chocante, a personagem Victoria é chocante, o que eu vivi certamente foi muito mais chocante do que pude exprimir no livro. O livro não é só putaria, disso eu discordo, mas não estou aqui para vender peixe, estou aqui para criticar junto; só assim que a gente aprende e cresce. O que eu acho é que nossa querida Bruna disse tudo: “gosto de palavras elaboradinhas, e que deixa a gente imaginar a cena”. Aliás, isto sim é uma frase sexy, Bruna! E como é difícil escrever assim… Humpf. Agora, se o livro é depravador? Me divirto lendo isso! ahaahahh eu não acho, é só sexo… Mas, enfim, enquanto não posso reescrever tais trechos, peço às moças que resolverem se aventurar no mundo de Victoria Blue um singelo perdão por minha indiscrição ao contar a história. De resto, boa diversão! Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Estêvão T. Romane,

Oi Estevão. Obrigada pelo comentário, gostei bastante! Primeiramente o blog é só meu então, as resenhas e as opiniões são “responsabilidade” minha. Espero que tenha entendido minha opinião e afinal de contas, a literatura é tão linda por causa disso: diversos gêneros para diversos gostos literários.
Entendo que o seu livro não foi uma forma de f*** com VB mas eu me coloquei no lugar dela e tentei deixar minha opinião. Quero deixar claro que, em nenhum momento, usei a palavra putaria na resenha, apenas considerei um romance muito mais que erótico.
Desculpe se foi isso que você entendeu, como uma putaria.

Enfim, obrigada por comentar no blog, li que você não faz comentários então me sinto lisonjeada com sua presença no blog!
=)

Beijos e sucesso!




Tainara Hijaz, disse: - 18-05-2011 (11:25)

Também não sou fã de livros com muita sacanagem, não.. Sou mais Nicholas Sparks, hehe.

Enfim, eu não sabia da existência desse livro e, lendo a resenha, perdi na hora o interesse que a capa tinha despertado…hehe

Ótima resenha. =D

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Tainara Hijaz,

Aaah, esse livro não é do estilo de Nicholas… hehehe.

Obrigada flor, pelo comentário!!

xoxo




Neny, disse: - 18-05-2011 (13:38)

Quando vi a capa pensei que linda sobre oque sera que é? Mas assim que vi sobre o que se tratava, perdi um pouco o interesse, e ja tinha visto outras resenhas comentando sobre ele, e achei que definitivamente não é pra mim.
beijos.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Neny,

Hum, eu não encontrei outras resenhas do livro na net, só no blog da Etiene, se não me engano… Realmente a capa é linda. Mas mesmo que não faz o seu tipo de leitura, deixei a dica… hehehe!

Beijos!




Regiane, disse: - 18-05-2011 (17:05)

Sinceramente eu também não sou fã de livros que apelam sexualmente falando. Já li livros que abordam prostituição, etc, mas sem soarem apelativos e vulgares.

Tenho certeza absoluta que se lesse esse livro, eu não iria gostar. Só pelo pouco que você disse, inclusive da personagem adorar ser chamada de puta e ter um linguajar um tanto baixo, nem vou me arriscar rs.

Parabéns pela resenha flor!!!!

Beijinhos

Ler e Almejar

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Regiane,

Eu também não gosto. E olha que já li muitos livros com muitas cenas eróticas, vocabulário mais exótico mas achei esse mais forte sabe?

Mas fica a dica, caso você saiba de quem gosta de livros assim né? Pode até dar de presente! ;)
Hehehehe

Beijos!




Andréia Regina, disse: - 22-05-2011 (01:18)

Já vi tantas resenha contraditórias desse livro que espero um dia poder lê-lo e ver o que eu achei.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Andréia Regina,

Eu confesso que só vi uma resenha desse livro. Mas se você está curiosa e com vontade de lê-lo, não hesite! ;)

Depois me conta o que achou!
xoxo




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo