categoria2 category image

Confissões de um turista profissional :: Kiko Nogueira

03 . fevereiro . 2012

Quem não fica babando diante de fotos maravilhosas de lugares turísticos que você morre de vontade de conhecer? Ou então, quem não sente aquela pontinha de inveja quando alguém está contando sobre uma viagem maravilhosa onde tudo deu certo? Pois é coleguinha, difícil não desejar a grama do vizinho, né? Mas o que a gente muitas vezes não sabe – porque é feio contar – são os “podres” de uma viagem. Tais podres, para Kiko Nogueira, autor do livro Confissões de um turista profissional é a pura e simples realidade que todo mundo vê mas não quer admitir. Confira o livro!

Confissões de um turista profissional
Autor: Kiko Nogueira
Ano: 2011
Páginas: 94
Editora: Novo Conceito

* Livro enviado pela editora como cortesia.
Sinopse:

Kiko Nogueira, diretor atual da revista ALFA, já foi colunista da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas. É…dá pra ver que o cara entende sobre viagens! E, através de várias crônicas, Kiko nos trouxe de forma simples, objetiva e incrivelmente irônica, a verdade sobre as viagens, os turistas e o complexo chamado turismo. Acompanhe essas histórias com Jota Pinto – pseudônimo de Kiko Nogueira – e não deixe de concordar, questionar, duvidar e justificar o que o autor tem para revelar a você, grande leitor e turista brasileiro!

Uma experiência de viagem genuína deve incluir, sem dúvida, a independência do viajante e sua capacidade de improvisar e sair do óbvio.

Tá bom, eu confesso que quando recebi este livro da Novo Conceito eu iria enfrentar 94 páginas maçantes sobre as experiências de Kiko Nogueira ao redor do mundo. Senti até um pouco de inveja porque teria que usar – novamente – a imaginação através das páginas ao invés de poder concordar com o autor. Sim, eu também estive na Polônia Kiko, e concordo com o que você diz”.
Mas na realidade, o que o autor apresentou foi algo totalmente diferente, no bom sentido.

Sabe aquela viagem que todo mundo faz, por exemplo, para Paris, indo diretamente ao Museu do Louvre apreciar a queridíssima e famosa Monalisa? Ou aqueles mochileiros que passam por perrengues nas suas viagens e se destacam mais como viajantes do que você, que paga seu pacote parcelado em 10x? Posso até mencionar aquele mico que seu amigo, parente (sei lá) passou e você riu demais desejando nunca passar por aquela situação? Pois bem, de forma muito encorajadora, inteligente e até divertida, Kiko nos mostra a verdadeira face desses casos. Além disso, faz questionamentos que você sempre quis fazer mas tinha medo porque poderia ser “inconveniente”. Por que os mochileiros se acham melhores que os turistas comuns?, Por que há tantos turistas antiamericanos que adoram viajar para os Estados Unidos? e Por que há pessoas que acham tão espetacular ficar 12 meses viajando pelo mundo?.

Coleguinhas, vocês podem até não concordar com muitas coisas que Kiko, ou melhor, Jota Pinto, defende, mas que o cara tem argumento, isso não se pode negar. Eu, como profissional do turismo (ui, sentiu a força do poder, né? rs), confesso que não sabia de muitas coisas, afinal de contas sou profissional do turismo e não turista (confesso que trocaria a primeira opção pela segunda sem nem pensar duas vezes, mas isso é outro caso). Porém, você não precisa de diploma na área para entrar na conversa com o autor. Assuntos que valem a pena ser pensados, conversados numa roda, por exemplo, e até trabalhado em blogs, redes sociais, escolas, etc. Os textos têm um chamativo bem legal a partir do próprio título, a linguagem é rica em ironia e a gente se pega pensando nas próprias perguntas lançadas pelo autor. Situações absurdas que o turismo impregnou no Brasil e no mundo, conceitos deturpados e momentos deturpados. Seja bem vindo ao outro lado da viagem.

Eu posso concluir dizendo que, antes de eu viajar para outro país, com certeza irei lembrar de muitos tópicos importantes que o autor ressaltou no livro. Vou comer Mc Donald’s sem medo de ser taxada de “turista globalizada”. Não vou ficar no meu cantinho me sentindo inferior porque topei com um mochileiro no caminho se vangloriando pelas suas peripécias. E sim, vou à Nova York fazer compras e passar o dia inteiro nos shoppings! Quer saber o que mais? Vou ser turismo!

Um beijo para todos e apreciem a leitura! ;*

Kiko Nogueira

Jornalista, trabalhou no Departamento de Documentação da Editora Abril (DEDOC), foi repórter e editor da Veja São Paulo e diretor de redação da Viagem e Turismo e dos Guias Quatro Rodas. Hoje comanda a redação da revista ALFA.

Twitter do autor | Site da Novo Conceito


• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 34 comentários nesta postagem" •

Martha, disse: - 03-02-2012 (05:27)

Je, eu adorei as dicas cheias de humor do autor. Também pensei
que seria chato, mas foi bem divertido lê-lo!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Martha,

Huhuhuh legal né? Depende de cada um, alguns me falaram que odiou o livro, outros gostaram… é uma leitura que tem que arriscar pra saber né?? ;)

=*




Camila Candomil, disse: - 03-02-2012 (07:21)

aaaaah eu também quero viajar pra vários lugares! Agora fiquei curiosa pra ler esse livro! Vi que ele é bem fininho, então é fácil de encaixar com as outras leituras! Muito legal sua resenha, Jeh!

Beijinhos!
@CamilaCandomil
| Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Camila Candomil,

Aaahh se você for, me leva na mala?? Huhuhuh, o Kiko não descreve sobre os locais, ele critica ou justifica a opinião dele sobre determinado assunto, então não fica centrado nos locais de viagem… Mas eu gostei! ;)

=*




This Gomez, disse: - 03-02-2012 (08:13)

Nossa, Jeh, amei a resenha!
Eu não tenho muito conhecimento da área, mas li o livro e amei a forma como Kiko escreveu, com doses fortes de sarcasmo, mas com conhecimento do que fala.

O livro não me desestimulou a viajar, mas me deu ainda mais vontade de conhecer os lugares descritos nas crônicas, nem que seja pelo prazer de ver as letras pequenas dos grandes letreiros de viagem ^^

Beijo, flor, fica Com Deus!

This
Canto e Conto

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@This Gomez,

Eba!!! Que bom que gostou! Várias pessoas não gostaram, outras sim, então depende mesmo sabe? Hehehehe!
Eu sempre quis viajar mundo afora, sabe? Sem me preocupar com contas, e tal… mas vai ficar pra depois, hehe!

Beijos!




Kácia Ribeiro, disse: - 03-02-2012 (08:41)

Amei a foto do livro! É engraçado, quando pego livros que tem um quê de história das cidades, minha mente endoida de vez, porque fico imaginando cada detalhe, e a ansiedade de conhecer, e viver aquilo me consome plenamente. E também, dou risada das coisas improváveis que podem acontecer, principalmente com alguém desastrada como eu, sou uma das pessoas que mais pagam mico em viagens, desde bater a cara numa porta de vidro do hotel, até cair na escada rolante do shopping ^^ …

Te amo amorinha :*

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Kácia Ribeiro,

Huhuhuh, eu estou ficando cada vez menos criativa, vou surtar daqui a pouco!
:x
No livro ele não descreve os locais sabe? Ou você digita no google pra saber do que ele tá falando ou bóia na maionese! :x

Enfim, quem sabe um dia sou eu escrevendo sobre os lugares que visitei, uh la lá!
=*




Bruna, disse: - 03-02-2012 (11:28)

Eu achei divertidissimo este manual! Dicas realmente ótimas!!!

Beijos Jé!!!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Bruna,

Bacana né? Esse manual teve divergência de opiniões, ou você gosta ou odeia, hehehe!

=*




Aione Simões, disse: - 03-02-2012 (12:31)

Oi flor!
Gostei da sua resenha! Você parece ter se divertido bastante com a leitura!
Infelizmente, não tenho um pingo de vontade de ler.
Já vi em outras resenhas pessoas dizendo que não gostaram porque o autor usa, muitas vezes, um tom meio arrogante e acaba reclamando demais. Acho que eu me irritaria com isso, sabe? Sei lá, acho que se alguém (e me incluo nessa) quer ir para o Louvre ficar 5 horas na fila pra ver a Mona Lisa, qual o problema? Tipo, cada um sabe do que é melhor pra si.
Ai acho que eu não gostaria do livro, não gostaria desse sarcasmo dele sabe?
De qualquer forma, sua resenha está ótima e, se eu não tivesse lido opiniões contrárias, certamente ficaria com vontade de ler o livro!
Beijão flor!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Aione Simões,

Oi florzinha! Nossa, fiquei estupefada, assustada, questionei, duvidei, enfim, tive vários sentimentos em relação ao livro… hehehe!

É, o autor tem um tom meio arrogante, talvez por ter viajado demais? Sei lá, ele coloca muitos questionamentos no livro sabe?? Hehehe!

Beijos!




Luciana Apaixonada por Romances, disse: - 03-02-2012 (14:34)

Oi, Jessica.

Este livro parece ser bem divertido, muito boa a resenha!

Beijos e até próxima visita ;)
http://www.apaixonadaporromances.com.br/

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Luciana Apaixonada por Romances,

É sim flor, algumas pessoas não gostaram por ser crônicas mas eu gostei bastante, muitas coisas eu não sabia, outras me deixaram em dúvida, foi uma leitura bem bacana!!
=*




Amanda Faustino, disse: - 03-02-2012 (16:53)

Não gosto de crônicas, então não gostei desse livro. Pensei até que poderia ser legalzinho ou sei lá, mas acabei não gostando mesmo.
Acho uma pena isso ter acontecido, mas fazer o quê, né? rs
Ah, adorei o “coleguinha”, haha.

Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Amanda Faustino,

É flor? Eu não tenho costume de ler crônicas mas esse livro eu gostei… acho que, pelo fato de envolver minha formação profissional, quem sabe… Hehehehe!

Beijos!




Lariane, disse: - 03-02-2012 (16:53)

Pelas resenhas que li, todas ressaltavam que ele tinha ideias mutáveis demais. Confesso, ter desistido de querer ler.

Mas, depois da resenha, quero sim.
ACho que vou me divertir bastante.

Beijo,
Lariane – Leituras & Devaneios

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Lariane,

Aaah depende né flor, eu queria questionar muitos tópicos que ele citou mas infelizmente não viajei tanto a ponto de ter justificativas boas pra isso, hehehe mas a gente acaba abrindo o leque de opiniões… ;)




cris dornelas, disse: - 03-02-2012 (16:54)

Não sei se leria esse livro mas eu achei bem divertido e leve, pelo menos pelas resenhas que já li sobre ele.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@cris dornelas,

Sim, o legal é que tem várias crônicas, cada uma retratando um assunto diferente, tanto no Brasil quanto fora… E o autor passa algumas experiências que ele teve, bem bacana!

=*




Isabela Biasetti, disse: - 03-02-2012 (17:35)

Ainda não o li, mas deve ser divertidíssimo! Pelo menos foi o que sua resenha passou, e me deixou com vontade de lê-lo!!! beijo!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Isabela Biasetti,

É muito bacana! Vale a pena, fora que é fininho então em um dia tu termina! A gente pode usar as crônicas no dia a dia, trabalhar em sala de aula, etc! Muito bom!

=*




Michelly Melo, disse: - 03-02-2012 (20:22)

Eu adorei a resenha! Parece ser um livro bem divertido :) Um beijo.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Michelly Melo,

É divertido, sério, questionador, irônico, inteligente… vale a pena! Cada crônica retrata um assunto relacionado ao turismo! ;)

Beijos!




Gilciany, disse: - 04-02-2012 (22:22)

Eu sabia Jeh que vc iria adorar as crônicas do Kiko. Mas fala sério, o cara é mesmo bom heim?
Eu que nem curto muito um livro desse tipo gostei, imagina vc, que é da área?
E eita vidente, cm vc adivinhou que eu vou usar pelo menos duas dessas crônicas belas pra montar minhas aulas de portuga? Tá bom, sei que vc não imaginou, só sugeriou, mas vamos fingir. =)
Achei tão bacanas as crônicas que vou usá-las nas minhas aulas de produção de texto, tenho certeza que além do bom exemplo de escrita, vou arrancar altas risadas dos alunos.
Beijões querida.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Gilciany,

Huhuhuh eu gostei bastante! Algumas coisas eu queria questionar, outras eu duvidei mas como sou leiga em viagens, deixei passar! Hehehehe! Mas achei muitas informações interessantes e que vale a pena ser compartilhada né?? Hihihih!

=*




Fernanda Rocha, disse: - 05-02-2012 (16:56)

Oie…hehehe, eu também adorei o livro. Já li e resenhei, achei muito divertidooo. Fiquei louca pra fazer as malas e sair viajando e fotografando,hehehe. Bjusss.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Fernanda Rocha,

Hehehe bem bacana né? Claro que algumas coisas eu não concordei mas preferi não prolongar porque não visitei os locais. O autor sabe do que tá falando, né? Hehehehe!

=*




Jessica Carvalho, disse: - 05-02-2012 (21:49)

Oie!

Que divertido parece ser. Eu bem sei, o que é isso de ouvir história sobre viagens maravilhosas, sem nunca ter feito uma viagem graaande. Bom sabe que exite esse outro lado! rs

Ótima resenha!
Bjus

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Jessica Carvalho,

Hehehe, é divertido, preocupante, questionador… cad crônica retrata algum ponto do turismo ou do turista, eu gostei bastante! *-*

=*




Samyle, disse: - 08-02-2012 (09:54)

Que interessante o livro, gostei!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Samyle,

Legal né? Se resolver lê-lo, não esqueça de me contar o que achou!
*-*




Loraine, disse: - 09-02-2012 (09:56)

Também recebi esse livro da novo Conceito realmente adorei, realmente o autor tem argumentos e o livro é incrivel, além de ser bem divertido.
A resenha ficou otima.

Adorei a Foto…

Beijos e Abraços

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Loraine,

Oi Loraine! Legal né? Eu gostei das crônicas, os títulos são legais, mas alguns eu fiquei em dúvida, queria ter um bate papo profissional com o Kiko!

Beijos!




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo