uncategorized category image

Como Treinar O Seu Dragão #1 :: Cressida Cowell

26 . abril . 2011

Preciso compartilhar minha experiência surpreendente com este livro! Muito além de minhas expectativas, Como Treinar o Seu Dragão foi uma aventura que apenas Cressida conseguiu me prender! Até hoje, foram poucos os livros considerados infanto-juvenis que realmente me conquistaram. Um dos meus favoritos e com certeza vou ler a série!
Compartilho com vocês a resenha deste livro incrível! ;)

Como Treinar O Seu Dragão #1 (How to Train Your Dragon #1)
Autor: Cressida Cowell
Ano: 2010
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Sinopse:

Soluço Spantosocus Strondus III, conhecido pelos íntimos, memórias curtas e/ou preguiçosos como Soluço, é um viking que apesar de ter um nome grande, é um garoto normal. Muito menos que normal: sem gracinha. Mas como todo grande viking, Soluço tem que conseguir seu dragão para entrar na Tribo dos Hooligans Cabeludos. Não é uma tarefa fácil. Mesmo você sendo o filho do Chefe. Soluço vai ter que enfrentar a difícil tarefa de conseguir seu dragão e depois, treiná-lo. Não bastasse isso, sua aparência e sua conquista dragonesa o deixou com fama de Inútil e para provar o contrário, só com a chegada de um Grande Dragão para que ele tente provar o contrário.
Uma história rápida, muito divertida, cheia de humor e desenhos que nos deixam horas a fio querendo mais confusões e aventuras com o Soluço, ou melhor, Soluço Spantosicus Strondus III.

Dragões são vaidosos, cruéis e amorais, como eu já disse. Isso não faz muita diferença quando eles são muito menores que você. Mas quando a péssima natureza de um dragão é multiplicada até ficar do tamanho de uma colina, o que a gente faz?

Soluço Spantosocus Strondus III é um jovenzinho calouro da Tribo dos Hooligans Cabeludos. Um viking que mora na Ilha de Berk, povoada por vikings e seus dragões “escravos”. Junto com a turma de calouros, Soluço está para enfrentar sua primeira tarefa para obter seu dragão e treiná-lo para atender suas ordens. Não é uma tarefa fácil, ainda mais com um grupo de colegas como Melequento, um garoto “não me acho, eu sou”, todo estiloso, tatuado e confiante demais, até àqueles como Perna-de-peixe, um viking mais magrinho e patético que o próprio Soluço. Mas não deveria ser assim. O filho do chefe da tribo deveria ser como Melequento. Mas a sorte não está do lado do Soluço, né?
Bocão Bonarroto é o encarregado de treinar os calouros para o Teste de Iniciação, o teste que apontará os participantes da Tribo. Tarefa importantes como: conquistar um dragão e treinar o seu dragão para o grande dia. Mas no começo da história, nem tudo sai como deveria…

Soluço é um garoto incrivelmente esperto, é sábio e gosta de aprender sobre dragões. Talvez por isso ou por este ser um dos motivos, Soluço é o único que sabe falar dragonês. Pode não parecer importante mas é este “idioma” que o garoto vai utilizar para conquistar seu dragão, um dragão comum – também conhecido como dragão de jardim e dragão marrom básico – que nem dentes tem. Não necessito dizer que seus amigos, principalmente Melequento, tirou o maior sarro do nosso Soluço e acabou saindo o nome Banguela para o dragãozinho.
Banguela é diferente de todos os outros dragões. Não obedece com a única regra escrita no livro “Como Treinar o Seu Dragão” do Professor Traste que é: Gritar. Simples assim, grite com seu dragão e pluft, ele te obedecerá. Mas Banguela não é assim e essa vai ser a parte em que Soluço descobrirá do jeito mais difícil de treinar seu dragão.

Enquanto isso, um grande dragão encontra-se em um Coma de Adormecimento no mar próximo da Ilha. Um dragão tão enorme que mais parece uma montanha, cheio de crustáceos no corpo que parecem armaduras. Terrível, horrendo. A maior criatura que já viram. Vai ser necessário muito mais que gritaria para que os vikings da Tribo dos Hooligans Cabeludos tirem aquela fera de lá. Mas como?

Durante a leitura, nos deparamos com aventuras maravilhosas, dicas e surpresas que nem imaginamos! Adorei a narrativa da autora, sempre mudando a fonte quando os personagens estavam conversando em “dragonês”. A autora utiliza de palavras em maiúsculo grande parte do tempo (INÚTIL, PAZ, GUERRA, SANGUE REAL, GIGANTESCO, etc). Para outras palavras, ela utiliza a primeira letra em Maiúscula. Achei interessante essa forma de narrativa porque atrai nossa atenção direta à palavra destacada.

Os desenhos são muito legais. Claro que não são obra-primas, é como se Soluço tivesse desenhado com carvão. Mas eles dão aquele toque juvenil e humorístico, com legendas engraçadas.
Em alguns momentos, me lembrei do RPG, um jogo de mesa em que as pessoas interpretam ações de acordo com a narrativa de um jogador. No livro, temos informações sobre velocidade, ataque, medo, fúria de alguns dragões e com certeza este livro seria um ótimo fruto para RPG.

Algumas resenhas destacaram o livro como infanto-juvenil mas em determinadas partes achei cenas e trechos fortes para crianças. Talvez devessem colocar uma faixa etária para a leitura. Posso parecer encucada mas é sério, até eu fiquei com dó de algumas criaturas no livro. :x

Um livro agradável que todos deveriam ler. Sem restrições de público: jovens, adultos, senhores(as), estão convidados à um mundo em que os dragões existem e os heróis são necessários. E quem sabe a gente não esteja vivendo com grandes dragões adormecidos em seus lares, sejam no fundo do oceano, no fundo de um vulcão ou até dentro de sua casa??
#pensenisso

OBS: Livro e filme são totalmente diferentes mas ambos são ótimas companhias culturais!!

Para quem já leu o livro

{mais…}

Continuações da Série:

Livro super recomendado e já é um dos meus favoritos. Espero que o tempo me ajude a conservá-lo, para que quando surgir uma criança na família, eu possa contá-la (de forma assustadora ou boazinha, vai depender do grau de irritância que a criança causar em mim! ;p)
Um grande beijo com carinho e até o próximo post!
xoxo

Cressida Cowell

Cressida Cowell cresceu em Londres e em uma pequena ilha despovoada ao largo da costa oeste da Escócia, tinha apenas oito ou nove anos quando começou a escrever histórias sobre os vikings e dragões. Quando saiu da escola, foi para a universidade para estudar Inglês, e em seguida para a Faculdade de Arte, onde tem Graduação em Design Gráfico e Ilustração. Para o seu projeto final na escola de Arte, criou um livro para crianças chamado “Little Bo Peep’s Library Books”, e esse seu primeiro livro foi publicado pela Editora Hodder Childrens em 1998. A partir desse, ela escreveu muitos outros.

Site da autora Blog da Intrínseca



• Hey! Deixe um comentário aqui •

• Temos 46 comentários nesta postagem" •

Loraine, disse: - 26-04-2011 (17:04)

Oiii Jeh, tudo bem?

Eu assisti o filme achei interessante e divertido, mas nunca me interessei pelo livro por ser meio que, Infanto-juvenil, mas pelo que você mosta na resenha deve ser muito divertido, bem mais que o filme.
Poxa eu nem sabia que era uma serie, vou ver se da certo de lê-lo, se bem que por mais que eu tente não me interesso por livros de dragões, vamos ver se meu conceito muda né?

Beijinhos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Loraine,

Eu também assisti o filminho primeiro!!
Mas o livro é muito legal, a história difere em alguns pontos e ambos são muito bons!! Huhuhuh!
O livro não fica focando de um jeito chato e insuportável nos dragões, por isso que fica tão bacana com desenhos e narrativa mais infanto juvenil!
Recomendo!
xoxo




Carol Espilotro, disse: - 26-04-2011 (17:21)

Eu já li o livro! É bom fofo né? Só que infantil! KUSHDKUSHDUKSH Mas eu curti! Preciso ver o filme

beijos s2

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Carol Espilotro,

Aaah Carolzits não achei tão infantil assim não, eu adorei!!! Huhuhuh, me empolguei com o jeitinho do Soluço, a escrita da Cressida!

O desenho é diferente, o final e alguns acontecimentos não têm no livro mas é uma graça!!
;)

Beijos!
xoxo




Lilian Britto, disse: - 26-04-2011 (18:19)

Oi Jeh! Eu tenho os 3 primeiros livros dessa série, mas ainda não os li. Filhote leu os 3 e quer os outros 2 q já foram lançados aqui no Brasil, adorou!! O filme é uma graça, assisti c meu filho tbem, e segundo ele, realmente é bem diferente do livro…
Beijos Jeh, linda semana =**

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Lilian Britto,

Aaai que bacana!! E seu filhote gostou?? Poxa Lih, eu super recomendo a leitura. E legal que vocês podem conversar a respeito, você pode falar pra ele dar continuação pra historia, o que ele faria no lugar do Soluço, que dragão ele gostaria de ter, essas coisas… Huhuhuh super legal viu!!

Beijos!
xoxo




Fernanda Matos, disse: - 26-04-2011 (19:40)

Oi Jeh!

Adoro as capas dessa série de livros, é uma mais linda e colorida que a outra!!!

Sempre fugi dessa série porque achava que os livros eram muuuito infantis, mas agora vou reconsiderar isso!

Em compensação, tenho um mooonte de marcadores de “Como treinar seu dragão”… hehehe!

Bjo!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Fernanda Matos,

Eu também Fer, são super convidativas né?? Apesar de serem bem infantis, a história vai bem além disso viu!! Eu adorei!! Huhuhuh, pelo menos “Como treinar o seu dragão” foi um amor de leitura!
*-*

Beijos!
xoxo




Poly, disse: - 26-04-2011 (19:44)

Parece ser bem legal esse livro. Adoro literatura infanto juvenil *_______*~
Sem contar que a capa é linda tbm! (As vezes leio livros só pela capa hehehe).
Qdo eu terminar minha lista gigantesca, talvez inclua na lista de livros pra ler, ou se eu encontrar numa promoçãozinha eu traga pra casa :D
Bjuxxxxx

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Poly,

Eu ameeei esse livro Poly, super especial!! Acho que não apenas para o público infanto juvenil mas em geral que gosta de leitura divertida, rápida e com uma história bacana!!
*-*

Beijos!
xoxo




Vanessa, disse: - 26-04-2011 (20:25)

Oi Blog Parceiro.
Se puder, participa do sorteio lá no Blog, é do livro “Vítimas do Silêncio” autografado (autora Janethe Fontes).
Vale muito a pena ler.
Boa sorte.

http://balaiodelivros.blogspot.....io-de.html

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Vanessa,

Oi Vane, pode deixar que vou propagar no twitter! ;)

Parabéns pela promo!
xoxo




Jéssica Marise, disse: - 26-04-2011 (21:07)

A série de Cressida com certeza salvará nossas crianças de romances inapropriados para sua idade que criam falsas expectativas nelas. Com a Série de Como Treinar Seu Dragão, com certeza valerá apena ser uma criança, sem compromissos com o coração, apenas aventureira com um único amor, A VIDA! =D

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Jéssica Marise,

Humrum, exatamente Jeh!! Amei a forma como a Cressida narra, as lições, as palavras escolhidas, os desenhos. Muito bacana mesmo!!!

Adorei seu comentário!
xoxo




Caue, disse: - 26-04-2011 (21:32)

essa série parece ser mtooo lgl, qria mto ler os livros!^^


hangover at 16

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Caue,

Oi!! Só li o primeiro livro e amei, como digo na resenha!! Hihihi, espero ter a chance de ler essa série, super recomendada! ;)
xoxo




Thalía, disse: - 26-04-2011 (22:03)

Olá Jeh!!

Eu quero muuuuito ler esse livro! Vi ele hoje em uma “mini-livraria” aqui em minha cidade por R$ 19,90, sei que em comparação com o Submarino ele está mais caro, mas não tem que pagar frete hehe. E tem mais, tem até o quarto livro lá! Todos bem bonitinhos, quando eu puder eu compro ele =D

BEijos
Thalía
LivroMania

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Thalía,

Aaai Tha, então se mudar, compre porque é muito bom!! Entra no site BondFaro que ele compara os preços das lojas virtuais, daí você conseguir encontrar em um preço melhor…
Eu super recomendo viu!! ;)

Espero poder ler a série completa! *-*
Beijos!
xoxo




Caline, disse: - 26-04-2011 (23:42)

Oi Jeh esse livro parece ser delicioso. Estou com o filme pronta para assistir. Não tive como ler nenhum dos livros dessa serie ainda, mas quero muito conhecer essa história melhor.

Xero.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Caline,

Aaah e é mesmo flor, super rápido, agradável, a gente nem percebe o tempo passar!! *-*
Super recomendo!

O filme tem final diferente e muitos trechos mudados, que nem tem no livro mas ambos são maravilhosos!
;)

Beijos!
xoxo




Mirelli Lohaine, disse: - 27-04-2011 (08:43)

Migaaaaaa
Ainda não lí nenhum livro dessa série acredita?
Não tive coragem de comprar não, hehe

Beijokas e a fotinha ficou lindonaaa!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Mirelli Lohaine,

Aaah não, sério Mih??? Mas tá perdendo uma baita aventura!! Se tiver em promoção e você achar que vale a pena, compre que você vai amar!!!
Huhuhuhuh

Beijos!
xoxo




mocassim, disse: - 27-04-2011 (10:37)

Nossa que resenha incrível! eu nunca li o livro nem vi o filme, mas agora me deu uma vontade louca de conhecer mais sobre essa saga. Obrigado!!

beijos
Anna

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@mocassim,

Que bom que gostou Anna!! O livro e o filme têm finais diferentes e alguns trechos foram mudados no filme, mas ambos são maravilhosos!! Vale a pena a leitura! ;)

Beijos!
xoxo




Nayanne, disse: - 27-04-2011 (11:59)

Eu quero muito ver o filme, deve ser tão legal..
Mas apesar da sua resenha positiva, tenho preguicinha de ler essa série.. hsuiahushuahsuhai
Vamos ver se eu acabo mudando de idéia..
Mas eu adoro o acabamento desses livros, são lindos! *-*

beeijoo, Nayanne =*
http://www.bookaholicworld.com

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Nayanne,

Nossa, o filme é uma graça!! São finais diferentes e alguns trechos nem existem no livro mas ambos são maravilhosos!!! Huhuhuh1
*-*
Não tenha preguiça não Nay, ele é rapidinho, tem bastante desenhos, quando você menos esperar já vai ter terminado! ;)

Beijos!
xoxo




Kellen, disse: - 27-04-2011 (13:54)

Ainda não li, mas tenho os três primeiros em casa!
Vou pegar ele, logo, logo.
Parece divertido.
Beijos

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Kellen,

Aaai flor, leia sim, numa sentada você lê!! Super divertido!! Eu pelo menos amei!! ;)

xoxo




Bruna, disse: - 27-04-2011 (14:21)

hUAHUhuah
Adorei o Leia mais, para quem já leu… eu tb fiquei pasma com a cena das ovelhas… fiquei com uma dó….
=X

Nunca joguei RPG, nem sei se eu faço esse estilo, hahahah sou lesada.

Adorei a resenha, mas eu ainda queria que história evoluisse mias um pouco haha.

Como ser um pirata ja esta me aguardando.

Beijoo

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Bruna,

Menina, você viu que horror a parte das ovelhinhas??? Huahauha, tadinhas, e ainda mais com o desenhinho dela fugindo… ownty!
Huahauhauha

Nossa, RPG é muito bom, só que eu empolgo demais e fica uma zona minha história! ;)

É, eu já gostei do jeito que tá porque minhas expectativas eram baixas em relação ao livro… Mas se evoluir, melhor ainda. Só não pode perder a essência que é!

Beijos!
xoxo




Karine Marinho, disse: - 27-04-2011 (14:56)

Eu quero ler esses livros *—* eles parecem tão fofos e o filme do primeiro é uma graça.
Beijos,K.
Girl Spoiled

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Karine Marinho,

Aaai Kah, você vai amar, tenho certeza!!! Pode até ser considerado infanto-juvenil mas cai como uma luva pra todas as idades! ;)

Beijos!
xoxo




Regiane, disse: - 27-04-2011 (15:08)

Eu amei as ilustrações justamente por aparentar que foi Soluço que as desenhou com carvão.

Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas tenho certeza que irá me render boas risadas, garantindo ótimos momentos de diversão.

Apesar de ser voltado mais ao público infantil eu também tenho certeza que é tipo de livro que agrada todas as idades.

Kkkkkkkkkkkkkk, morri com o final da sua resenha quando você disse que quer conservar esse livro para quando surgir uma criança na família, que você possa contar a história de forma assustadora ou boazinha, pois vai depender do grau de irritância que a criança causar em você hehehe.

Parabéns pela resenha, Jeh!!!

Beijinhos,

Ler e Almejar

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Regiane,

Ahmram, muito bacana né Reh? Acredite, fiquei com vontade de pintar os desenhos mas como sou péssima pra combinar cores, ia estragar o livro tão fofo!
Hehehe!

Mas claro, sabe essas crianças pestinhas que não param quietas? Vou contar a história de forma aterrorizante, buaaáá-rárárá (malvada)!
Se for aquelas fofinhas, di di di di, de apertar as bochechas, conto mais suave!
Hauhauahuah

Beijos!
xoxo




Carissa, disse: - 27-04-2011 (16:30)

Oi Jeh!
Acredita que ainda não vi o filme? Não li o livro também.
Já li algumas resenhas sobre esse livro e sempre falam que é divertido. Mas nunca pensei em ler. Não tenho muito interesse pela história.

Quem sabe um dia eu mudo e resolvo ler.

Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Carissa,

Aaah Cah sério??? Mas quando puder, assista, é muito fofo!!
*-*
O livro então, nem se fala, eu ameeei!! Gostei muito da leitura viu, super divertida!! Livro e filme são diferentes em vários aspectos mas são ótimos!
Recomendados!
;)

Beijos!
xoxo




Camila Soares, disse: - 27-04-2011 (17:32)

Oii Jeh, tudo bem?

Eu tava sumida né?! não tive tempo pra nada agora em abril, só pude voltar a postar e visitar alguns blogs agora.

Nossa Jeh , to doida para ler este livro, eu comprei ele em janeiro eu acho, mas ainda nem tive tempo de ler, e duvido que eu va conseguir ler ele logo :( eu nem sabia que tinha filme, mas só vou assistir depois que eu ler o livro.

Ahh Jeh finalmente li Penelope, é muito fofo, a estoria é linda, agora só falta eu ver o filme *-*

Beijos

Camila Soares
The world of books

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Camila Soares,

Nossa, nem me fale, super sumida!! Mas relacionei isso com trabalho ou facul.. Huhuhuh!

Mila, é lindo esse livro, muito fofo mesmo, super recomendo!!! *-*

Aaai gostou de Penélope??? Que linda, um conto de fadas moderno né?? Ai eu amo esse livro!!!
Huhuhuh

Beijos!
xoxo




Nicole, disse: - 27-04-2011 (21:41)

Vi o filme *-* Quero comprá-lo!! Tão fofinho! E logicamente quero comprar e ler o livro também hehehe!
São diferentes mesmo? Adorei o filme ;_;~~~~ adorei o “banguela”!! Filme mais fofo EVER!

Adorei a resenha Jeh!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Nicole,

Huhuhuhuh, lindo o filme né flor?? O livro é diferente do filme, o final e alguns trechos também não têm no livro mas é show!!
Huhuhuhh

Obrigada Nicky!!
xoxo




Li Um Livro, disse: - 28-04-2011 (05:21)

Terminei esse livro essa semana!
Muito bom, né? =)
Como já disse no outro post, me surpreendi MUITO com ele.
Quando ouvimos falar que é infantil/infanto-juvenil, já pegamos o livro até com uma outra expectativa.
No final, ele foi muito mais do que eu esperava! ^^
Uma série que realmente vale muito a pena. =)
Beijos!

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Li Um Livro,

Aaah eu adoreeeei!!!! Huhuh, acho que pelo fato de minhas expectativas serem baixinhas, me surpreendi muito!!!
Huhuhuhuh, exatamente como você disse!!

Espero que os outros livros sejam bons ou melhores né??
;)

Beijos!
xoxo




Ralf, disse: - 28-04-2011 (14:45)

Jeh, li o livro ano passado e o achei bem engraçadinho. Banguela me fez dar risadas. Principalmente no treino dela. Esse livro é legal, não o achei bom. Já li Como ser um pirata, e preciso dizer que o Soluço é ……..
Hahaha, não posso falar.

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Ralf,

Aaah eu achei muito fofo e achei ótimo! Acho que por causa das minhas baixas expectativas sabe? Todo mundo falando que o livro era infanto juvenil então imaginei aquele bem tosquinho. Mas admeeei!!
Huhuhuhuh

Aaah não, não diz, não diz, seu malvado!! ;p
Hehehehe

Beijos!
xoxo




Fernandaf, disse: - 01-05-2011 (10:07)

Quando vi o filme vi os comentários dos produtores e eles falaram que modificaram a história completamente para fazer o filme, mas pelo visto o livro é tão bom quanto o filme. E que graça a capa…

Jeh Asato Jeh Asato, respondeu:

@Fernandaf,

Nossa, ambos são maravilhosos!! Como você disse, a história muda de filme pra livro mas são uma graça, vale a pena ler!!
*-*

Beijos!




@blogdimoca no Instagram!

Di Moça :: Colecionando sonhos e palavras! - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2015 - Ilustração por Juliana Rabelo